Desenvolvimento artigo obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 – OBESIDADE
1.1 – CONCEITO
É o excesso de quantidade de gordura corporal. Uma doença crônica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade.
1.2 – CAUSAS DA OBESIDADE
Em termos científicos, a obesidade acontece quando uma pessoa consome maiscalorias do que queima. As causas para o desequilíbrio entre calorias ingeridas e queimadas podem variar de pessoa para pessoa. Fatores genéticos, ambientais e psicológicos, entre outros, podem causar a obesidade.
* O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os fatores quedeterminam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
* Uma dieta hiper energética, com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, aliada a uma vida sedentária, leva à acumulação de excesso de massa gorda.
* Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, uma maioracumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da atividade física.
A causa da obesidade é multifatorial, ou seja, ela é decorrente de vários fatores que podem estar agindo isoladamente ou em conjunto. Entre esses fatores:
1.2.1 – FATORES GENÉTICOS
Obesidade tende a ocorrer em membros da mesma família, o que sugere uma causa genética.Ainda, familiares também compartilham hábitos de dieta e estilo de vida que podem contribuir para a obesidade. Geralmente é difícil separar os fatores genéticos dos de dieta e estilo de vida. Ainda assim, a ciência mostra que hereditariedade está relacionada com a obesidade. Em um estudo, adultos que foram adotados quando eram crianças mostraram ter peso mais próximo de seus pais biológicos do quedos pais adotivos. Nesse caso, a herança genética teve mais influência no desenvolvimento da obesidade do que o ambiente na família adotiva.
1.2.2 – FATORES AMBIENTAIS
Entretanto, os genes não sentenciam a pessoa a ser obesa pelo resto da vida. O ambiente também tem forte influência como uma das causas da obesidade. Isso inclui hábitos de estilo de vida, como o que a pessoa come e seus hábitosde atividade física. Embora você não possa alterar sua herança genética, pode mudar seus hábitos alimentares e níveis de atividade física.
1.2.3 – FATORES PSICOLÓGICOS
Fatores psicológicos também podem influenciar os hábitos alimentares. Muitas pessoas comem como resposta a emoções negativas como tristeza, tédio ou raiva.
A maioria das pessoas acima do peso não tem mais problemas psicológicosdo que as com o peso correto. Ainda assim, até 10% das pessoas com obesidade moderada, que tentam emagrecer sozinhas ou através de programa de perda de peso comercial, têm desordem de compulsão alimentar. Essa desordem é ainda mais comum em pessoas com obesidade severa.
1.2.4 – FATORES DE RISCO
* Vida sedentária - quanto mais horas de televisão, jogos eletrônicos ou jogos de computador,maior a prevalência de obesidade;
* Zona de residência urbana - quanto mais urbanizada é a zona de residência maior é a prevalência de obesidade;
* Grau de informação dos pais - quanto menor o grau de informação dos pais, maior a prevalência de obesidade;
* Fatores genéticos - a presença de genes envolvidos no aumento do peso aumenta a susceptibilidade ao risco para desenvolver obesidade,quando o indivíduo é exposto a condições ambientais favorecedoras, o que significa que a obesidade tem tendência familiar;
* Gravidez e menopausa podem contribuir para o aumento do armazenamento da gordura na mulher com excesso de peso.
1.2.5 – OUTROS FATORES
Algumas doenças podem causar obesidade ou a tendência a ganhar peso. Essas incluem hipotireoidismo, síndrome de Cushing, depressão...
tracking img