Desenvolvimento ágil de software

Páginas: 9 (2077 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
Desenvolvimento ágil de software | novembro 16
2011
|
Mayron Malheiros Pavanelli 05208-026 | Eng. De Software |

Desenvolvimento ágil de software
Introdução
Existem inúmeros métodos de desenvolvimento de software rápido, cada uma destas exposta pela The Agile Alliance. A maioria dos métodos ágeis tenta minimizar o risco pelo desenvolvimento do software em curtos períodos, chamados deiteração, os quais gastam tipicamente menos de uma semana a até quatro. Cada iteração é como um projeto de software em miniatura de seu próprio, e inclui todas as tarefas necessárias para implantar o mini-incremento da nova funcionalidade: planejamento, Análise de Requisitos, projeto, codificação, teste e documentação. Enquanto em um processo convencional, cada iteração não está necessariamentefocada em adicionar um novo conjunto significativo de funcionalidades, um projeto de software ágil busca a capacidade de implantar uma nova versão do software ao fim de cada iteração, etapa a qual a equipe responsável reavalia as prioridades do projeto.
Métodos ágeis enfatizam comunicações em tempo real, preferencialmente face a face, a documentos escritos. A maioria dos componentes de um grupoágil devem estar agrupados em uma sala. Isto inclui todas as pessoas necessárias para terminar o software. No mínimo, isto inclui os programadores e seus clientes (clientes são as pessoas que definem o produto, eles podem ser os gerentes, analistas de negocio, ou realmente os clientes). Nesta sala devem também se encontrar os testadores, projetistas de iteração, redatores técnicos e gerentes.
Métodoságeis também enfatizam trabalho no software como uma medida primária de progresso. Combinado com a comunicação face-a-face, métodos ágeis produzem pouca documentação em relação a outros métodos, sendo este um de seus pontos negativos.
Princípios
Os princípios do desenvolvimento ágil valorizam:
* Garantir a satisfação do consumidor entregando rapidamente e continuamente softwares funcionais;* Softwares funcionais são entregues frequentemente (semanas, ao invés de meses);
* Softwares funcionais são a principal medida de progresso do projeto;
* Até mesmo mudanças tardias de escopo no projeto são bem-vindas.
* Cooperação constante entre pessoas que entendem do 'negócio' e desenvolvedores;
* Projetos surgem através de indivíduos motivados, e que deve existir umarelação de confiança.
* Design do software deve prezar pela excelência técnica;
* Simplicidade;
* Rápida adaptação às mudanças;
* Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas;
* Software funcional mais do que documentação extensa;
* Colaboração com clientes mais do que negociação de contratos;
* Responder a mudanças mais do que seguir um plano.
História
Asdefinições modernas de desenvolvimento de software ágil evoluíram a partir da metade de 1990 como parte de uma reação contra métodos "pesados", caracterizados por uma pesada regulamentação, regimentação e micro gerenciamento usado omodelo em cascata para desenvolvimento. O processo originou-se da visão de que o modelo em cascata era burocrático, lento e contraditório a forma usual com que osengenheiros de software sempre realizaram trabalho com eficiência.
Uma visão que levou ao desenvolvimento de métodos ágeis e iterativos era retorno a prática de desenvolvimento vistas nos primórdios da história do desenvolvimento de software.
Inicialmente, métodos ágeis eram conhecidos como métodos leves. Em 2001, membros proeminentes da comunidade se reuniram em Snowbird e adotaram o nome métodoságeis, tendo publicado o Manifesto ágil, documento que reúne os princípios e práticas desta metodologia de desenvolvimento. Mais tarde, algumas pessoas formaram a Agile Alliance , uma organização não lucrativa que promove o desenvolvimento ágil.
Os métodos ágeis iniciais-criado a priore em 2000- incluíam Scrum(1986), Crystal Clear, Programação extrema (1996), Adaptive Software Development,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura de software em desenvolvimento ágil
  • Desenvolvimento Agil De Software Env
  • Desenvolvimento agil
  • Desenvolvimento Agil de Software (DAS) slide
  • metodologia agil de desenvolvimento de software
  • Scrum: metodologia agil para desenvolvimento de software
  • PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: DESENVOLVIMENTO ÁGIL COM SCRUM
  • Análise da metodologia ágil scrum no desenvolvimento de software para o agronegócio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!