Desenvolviemnto da psicologia experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Gomes, W. B., Gauer, G. & Souza, M. I., (2007). História da Psicologia. Desenvolvimento da Psicologia Experimental.




O texto fala sobre o Desenvolvimento da Psicologia Experimental relatando a história na qual foi construída, o seu desenvolvimento desde o início.
As revoluções científicas coperniciana, galileana e newtoniana tinham como base o método científico ouexperimental. A prática do método experimental que foi introduzido por Galileu, foi aplicada às mais diversas realidades que alguém pretendesse conhecer, incluindo a psicológica. Presenciaram-se no século XIX várias tentativas de transformar a psicologia, de conceber uma prática científica que desse conta da vida mental. Os problemas psicológicos foram levados para o laboratório.
De início, o textoaborda que o método experimental consiste num conjunto de procedimentos de observação, formulação de hipóteses, experimentação, descrição e discussão de resultados, com vistas à identificação de relações causais entre determinadas variáveis. Neste capítulo, Kant indica um a um, todos os obstáculos para a formulação de uma psicologia científica nos moldes das ciências naturais. Apesar de tantasdificuldades, estudiosos alemães que tinham proximidade com as áreas da fisiologia e da física inspirados pela concepção de paralelismo harmônico entre corpo e mente procuraram levar a psicologia ao laboratório experimental.
O autor expõe no texto que há uma ligação bastante direta entre a física e a psicologia. A psicofísica teve uma enorme importância, ela encaminhou o desenvolvimento deuma abordagem experimental que propeliu a psicologia ao status de ciência autônoma, assim pronta para ocupar-se de Laboratórios e Departamentos Universitários. Embora houvesse discordância nestes métodos das ciências naturais à realidade psicológica, os laboratórios inegavelmente deram à psicologia o seu primeiro endereço próprio. No texto o autor retrata também as influências dos estudosneurofisiológicos sobre nervos sensoriais, das influências materialista, associacionistas e empiristas que se debateram com uma herança cartesiana de dualismo entre mente e corpo. Este foi o conjunto formador da psicofísica.
O texto fala de Wilhelm Wundt (conhecido como “o pai da psicologia”), do avanço da psicologia no âmbito experimental, da inserção desta psicologia na Alemanha, e em outrospaíses. Relata o modelo dos laboratórios franceses, que ao contrário do de Wundt, encontravam-se nos hospitais e o principal objeto dos experimentos eram os doentes que lá se encontravam. Na Inglaterra, com uma grande influência darwiniana, a mente humana passou a ser comparada com a dos animais. O surgimento do embrião da psicologia científica nos trabalhos de neurofisiologia experimental de Bell,Magendie e Johannes Muller.
O surgimento da psicologia experimental só foi possível em função de um conjunto de ideias percussoras em fisiologia e de avanços técnicos em fisiologia e anatomia. No âmbito das possíveis relações entre mente e corpo, Descartes prenunciou as associações psicofísicas entre pensamentos e movimentos do corpo. Os estados mentais e materiais são perfeitamentecorrelacionados, a observação do estado de um deles permite inferir no estado do outro. Para Descartes, todos os objetos materiais eram passíveis de medição e explicação matemáticas, mas não os estados mentais.
Herbart propôs que havia essa possibilidade de medir os estados mentais, ele afirmava que podia ser uma ciência quantitativa, empírica e matemática. Mas para o próprio Herbart, apsicologia não poderia ser experimental e tampouco fisiológica, já que a mente deve ser entendida como um todo.
O texto tem como principal enfoque a psicologia experimental herdeira da psicofísica, que trabalhava e continuava trabalhando com temas como percepção, sensação e memória. Técnicas que até hoje são utilizadas em pesquisas avançadas em ciência cognitiva.
A aplicação do método...
tracking img