Desenvolvendo o gosto pela leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVENDO O GOSTO PELA LEITURA
RESUMO

A leitura é fundamental para que ao aluno desenvolva o gosto pela mesma em seus diversos aspectos. Para isso é preciso um trabalho consciente do professor desde as séries iniciais até as mais avançadas, esta foi a tentativa que se elaborou neste artigo através de uma investigação bibliográfica de diversos autores como: CAVALCANTI, HUBNER, RODARI,OLSON, BORGES que através de suas idéias e estudos buscou-se demonstrar como o professor pode iniciar este maravilhoso mundo da leitura. Partindo da construção coletiva de uma história para pequeninos até a narração e dissertação mais aprofundada em séries finais. Para tanto, o professor precisa ser antes de tudo um grande leitor e gostar de escrever para que possa ensinar isto a seus alunos. Um bomprofessor de leitura deve incentivar a leitura dos diferentes textos existentes fora e dentro da escola. Precisa ensinar a ler para muitos sentidos: para distrair, para ampliar conhecimentos, para sentir prazer estético como em textos literários, ficcionais e poéticos. Ler é um hábito e como tal deve ser cultivado e ampliado constantemente, este é a ação principal do professor mediador entre oaluno da escola regular e o mundo da leitura.

Palavras chave: leitura, diferentes textos, prazer de ler.

Introdução

O mundo atual é o mundo da leitura. Em tudo o que se vê, faz ou se executa há necessidade de ler. E o melhor lugar para desenvolver a leitura e o gosto de ler é na escola. Essa é a ação primordial desta instituição, cabe ao professor desenvolver o gosto pela leitura.
Oobjetivo deste artigo é o de tentar como o professor pode e deve estimular seus alunos nos diferentes tipos existentes de leitura.
A investigação ocorreu por intermédio de pesquisa bibliográfica de autores como: CAVALCANTI, HUBNER, RODARI, OLSON, BORGES que buscaram demonstrar como um professor atuante pode desenvolver, em seus alunos, o gosto pela leitura e livros.
Quando as crianças são pequenas,nas séries iniciais, o ditado ao professor é essencial, pois assim ele irá trabalhar o dito pelo escrito, o que se deseja escrever e a melhor forma de fazê-lo, bem como as regras gramaticais e ortográficas. Logicamente que não falará dessa forma às crianças, mas irá demonstrando como o processo acontece entre o falar, o escrever e o ler.
No desenvolvimento deste artigo tentou-se demonstrar aimportância da mediação do professor com o contato e o gosto de manusear um livro, trabalhar com provérbios, livros na biblioteca e os diferentes meios atuais de linguagem: televisão, cartazes outdoors, placas, propagandas. Tudo isso faz parte do mundo que vivemos além do imenso mundo virtual trazido pela internet aos mais recônditos cantos do mundo e do país.
Um bom professor só vai podertransmitir o gosto pela leitura, se ele, mesmo, for um bom leitor, uma pessoa que tem prazer de ler por ler. Só transmitimos aos alunos aquilo que sabemos e gostamos. Assim é essencial que o professor tenha o maravilhoso hábito da leitura.
Um bom texto, desde as séries iniciais deve ser interessante, envolvente que estimule a imaginação e a criatividade dos alunos para que se tornem leitores críticos ese apossem do desejo de ler por ler e compreendam os diferentes tipos de textos existentes neste mundo globalizado.
A escola precisa criar o hábito da leitura e a valorizar como um recurso básico na formação geral do educando.
Desenvolvimento

Ler, hoje em dia, se tornou essencial pra a sobrevivência humana. Nada se faz sem a leitura, São muitas e diferentes as circunstâncias da vida. Lê-seem qualquer lugar sob diferentes formas:livros, jornais, revistas,placas, avisos,luminosos, outdoors. Em tudo o que se faz a leitura está presente.
Frente a este panorama existencial cabe à escola, formalmente, estabelecer relações entre leitura e indivíduo, ou melhor, entre leitura, escrita e o aluno, aprofundando constantemente os diferentes níveis de desempenho.
A leitura possui várias...
tracking img