Desenvolvendo o gosto pela leitura.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Todo educador de língua portuguesa tem como parte da grade de aula “a leitura”, só que ai surge a dificuldade! Como fazer seus alunos tomarem gosto pela leitura? Esse educador tende a seguir essaforma de ensino, com rigor que a grade estabelecida pelo governo exige, ou seja, impõe o que o aluno deve ler ,e o pior! Aplica avaliações. Dessa forma, aonde fica o prazer em efetuar a ação da leitura?Os livros impostos ou “indicados” geralmente são obras literárias que exige um grau muito elevado do conhecimento da língua portuguesa.

Os alunos que conseguem em fácil acesso a esses livros, sãocrianças e jovens da classe média alta, classe média, muito poucos da classe média baixa, agora imagine as crianças e jovens das comunidades carentes que vivem em uma realidade muito ruim do restanteda sociedade brasileira.

Mas como pra tudo tem uma solução, em uma comunidade carente da cidade de São Paulo, pra ser mais específico, no bairro da Brasilândia, surge uma grupo composto por 6pessoas (Sidnei, Samantha, Vagner, Diego, Sônia e Chellmí) a qual tive a honra de conhecer pessoalmente o Vagner e o Sidnei e tive o prazer de falar com a Sônia por telefone.

Esse grupo criou um Sarauchamado “Sarau Poesia na Brasa”. Só para você entender melhor: um Sarau é um evento cultural ou musical, as reuniões geralmente são feitas em casa particular, para se expressarem ou manifestaremartisticamente através de: Dança, Poesia, Leitura de livros, Musica acústica, pintura e teatro. Como nós estamos focado no assunto “leitura”, este grupo fez com muitas crianças e jovens pegassem gosto pelaleitura de forma simples e cativante. Apresentado a essas crianças e jovens poesias que retratavam suas vidas dentro da comunidade da Brasilândia, utilizaram da linguagem informal, fazendo com queessas crianças e jovens ficassem à-vontade, assim eles se expressaram, leram e escreveram poesias, livros que geralmente a escola indica e livros de autores da própria comunidade que contam fatos e...
tracking img