Desenvolvendo a criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A criatividade tem suas raízes na infância, mas infelizmente a maioria dos adultos não teve acesso a uma educação eficiente, impedindo que elas crescessem e florescessem.
“Quando as crianças vão para a escola, são pontos de interrogação; quando saem, são frases feitas”. Neil Postman (educador).
Esse pequeno trecho a seguir, retirado do livro: Um “toc” na cuca, ed. São Paulo, ilustra exatamenteonde ocorre essa mudança.
“Quando eu estava no meio do curso colegial, meu professor de inglês fez uma pequena marca de giz no quadro-negro.
Ele perguntou à turma o que era aquilo. Passados alguns segundos, alguém disse: ’É uma marca de giz no quadro-negro’. O resto da classe suspirou de alívio, porque o óbvio foi dito e ninguém tinha mais nada a dizer. ‘Vocês me surpreendem’, o professor falou,olhando para o grupo. ‘Fiz o mesmo exercício ontem, com uma turma do jardim da infância, e eles pensaram em umas cinqüenta coisas diferentes: o olho de uma coruja, um inseto esmagado e assim por diante. Eles realmente estavam com a imaginação a todo vapor’.
Nos dez anos que vão do jardim da infância ao colegial, nós tínhamos aprendido a encontrar a resposta certa, mas também havíamos perdido acapacidade de procurar outras respostas certas e perdido muito em capacidade imaginativa”.
A boa notícia é que a criatividade faz parte da natureza humana e com o estímulo certo, nós podemos desenvolve-la.
Vejamos algumas das muitas maneiras de desenvolver a criatividade:
- Faça anotações
Idéias são como sonhos, se não forem devidamente armazenadas, serão esquecidas e perdidas em poucosminutos. Por isso, anote qualquer idéia, mesmo aquelas que não façam o menor sentido, que ainda não estejam prontas ou que não despertaram o interesse de ninguém, mesmo assim, anotem.
“Quando perguntaram a Einstein onde era seu laboratório, ele tirou uma caneta e respondeu ‘Aqui!’ ” Trecho do livro, Einstein – O Enigma do Universo de Huberto Rohden.
- Desenvolva a sua curiosidade
A curiosidade é umdos mais importantes combustíveis para a criatividade. É através de seu desenvolvimento que conseguimos vencer desafios aparentemente “impossíveis”. O profissional criativo utiliza toda a sua curiosidade para levantar os dados do problema e buscar a melhor solução.
Certa vez, Einstein disse: “ - não sou mais inteligente do que ninguém, sou apenas a pessoa mais curiosa que conheço”.
Portanto, nãoperca tempo, exercite sua curiosidade!
- Procure escrever ao menos uma idéia por dia
Esse é um exercício simples, que se for feito com regularidade, pode em pouco tempo trazer resultados interessantes. Faça o seguinte: separe alguns minutos por dia, durante o banho, indo para o trabalho, antes de dormir, ou em qualquer outro lugar e hora, para pensar sobre um determinado assunto. Pense em novassoluções para antigos problemas, idéias para problemas novos, etc. Faça o exercício diariamente e anote e guarde todas as idéias que surgirem.
Um dos maiores estudiosos do processo criativo, Edward De Bono, diz que a sua principal função como consultor de grandes empresas do mundo, sempre foi fazer as pessoas pararem um pouco para pensarem e repensarem seus problemas. Então, escolha uma horaqualquer do dia para sair um pouco da rotina e bote a cabeça para funcionar.
"Quando a mente de uma pessoa expande-se ao criar uma nova idéia, nunca mais voltará a sua dimensão original".
Oliver Wendell Holmes
- Armazena suas idéias
Algumas idéias precisam ficar descansando, para então, amadurecerem e ganharem vida. Muitas vezes uma idéia de hoje, pode resolver um problema de amanhã, por isso,anote e guarde todas as idéias que tiver.
Um boa dica para não esquecer e perder suas idéias é comprar um pequeno caderno, de preferência de capa dura para anotar sempre que surgir uma idéia ou pensamento. Não se esqueça de levar o caderno acompanhado de um lápis ou caneta para todos os lugares. Leve-o para onde quer que você vá, ao banheiro, ao almoço em família, ou para qualquer outro lugar. As...
tracking img