Desenvolvendo sistemas da inteligência artificial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvendo Sistemas da
Inteligência Artificial


A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação e Engenharia da Computação, dedicada abuscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade racional de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
O desenvolvimento da área começoulogo após a Segunda Guerra Mundial, com o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing[1], e o próprio nome foi cunhado em1956.[2][3] Seus principaisidealizadores foram os cientistas Herbert Simon, Allen Newell, John McCarthy, Warren McCulloch, Walter Pitts e Marvin Minsky, entre outros.
A construção de máquinas inteligentes interessam àhumanidade há muito tempo, havendo na história um registro significante de autômatos mecânicos (reais) e personagens místicos, comoFrankenstein, que demonstram um sentimento ambíguo dohomem, composto de fascínio e de medo, em relação à Inteligência Artificial.[4]
Apenas recentemente, com o surgimento do computador moderno, é que a inteligência artificial ganhou meios emassa crítica para se estabelecer como ciência integral, com problemáticas e metodologias próprias. Desde então, seu desenvolvimento tem extrapolado os clássicos programas de xadrez ou deconversão e envolvido áreas como visão computacional, análise e síntese da voz,lógica difusa, redes neurais artificiais e muitas outras.
Inicialmente a IA visava reproduzir o pensamentohumano. A Inteligência Artificial abraçou a idéia de reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Porém, o conceito de inteligência artificial ébastante difícil de se definir. Por essa razão, Inteligência Artificial foi (e continua sendo) uma noção que dispõe de múltiplas interpretações, não raro conflitantes ou circulares.
tracking img