Desenvolvendo marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVENDO MARKETINGO DO JEITO CERTO

Camila Bento Gonçalves[1]
Fernanda Araújo Nascimento
Marcos de Oliveira Pinto
Nayara Rodrigues Ramos




Resumo: As empresas do século XXI estão desenvolvendo o marketing com intuito de influenciar os consumidores na escolha do seu produto, os quatro fatores do mix de marketing estão Inter- relacionados, decisões de uma afetam ações e outra. Hojesabemos que a valorização do cliente é um dos pontos mais importantes na garantia de sucesso para qualquer empreendimento. Muitos empreendedores montam seu negócio sem conhecimento teórico dos fatores de marketing o que os torna vulneráveis ao longo do tempo. Nosso objetivo é demonstrar através das teorias de marketing que é possível melhorar a promoção do produto e sugerimos algumas mudançascruciais para que haja aumento das vendas do produto.

Palavra chave: Produto, preço, praça promoção.




1. INTRODUÇÃO
A empresa “Do Jeito Certo Alimentos Ltda.” é uma empresa de biscoitos situada na cidade de Juquiá, Bairro das Traíras, as margens da BR-116 e foi fundada pelas sócias empreendedoras Eliete Maria Serpa e Nazareth Ribeiro Pompeu.
A sócia Eliete Maria Serpa,proveniente do Estado de Santa Catarina, possuía uma panificadora, ofício este que lhe conferiu certa experiência em relação ao negócio. Desta forma foi possível utilizar a referida experiência culinária para a obtenção de sucesso e lucros no novo empreendimento.
Hoje dez tipos de biscoitos caseiros integram o rol de receitas disponíveis na “Do Jeito Certo Alimentos Ltda.”, típicos da regiãosul do país, tendo como “carro chefe” o biscoito de polvilho, que por sinal é delicioso.
No momento a empresa possui um quadro de cinco funcionários, divididos entre a área de produção, empacotamento e distribuição do produto vendido. O funcionário Marcelo, filho da Sócia Eliete, atua na produção e distribuição do produto. A sócia Nazareth que não está inclusa entre os cinco funcionários,cuida da área de vendas. Por ser uma das áreas com maior importância dentro da empresa, a Sr.ª Nazareth encontra-se sobrecarregada, sendo assim há planos de que seja contratado um vendedor externo para melhor atender os clientes.
Nenhum início é fácil e para eles não foi diferente, mas tinham a certeza de que seria um negócio lucrativo e por isso recorreram a um financiamento bancário paracomeçar o projeto.
De início o desafio era conquistar um espaço no mercado e conquistar a confiança dos seus consumidores. A estratégia usada foi começar pelo bairro onde moram, batendo de porta em porta e nas feiras livres, onde fez com que os produtos se tornassem populares e conseqüentemente caíssem no gosto dos consumidores, tornando-se assim um sucesso de vendas. A fluência dos negóciosse deu quando a empresa conseguiu um convênio de consignação com algumas redes situadas no Vale do Ribeira, por exemplo, a Rede Graal, fornecendo assim para três lojas de grande porte com alta rotatividade de pessoas, ajudando na divulgação da marca da empresa, bem como a fidelização de outros clientes.
A Rede Graal se tornou cliente assídua, bem como outros 42 clientes que comercializamseus produtos.
Devido ao grande crescimento, a empresa recebeu a doação de um terreno no Pólo Industrial da cidade para construir uma fábrica de biscoitos maior e agora tem o desafio de conquistar novos clientes.
Observado que a empresa possui uma única estratégia de divulgação, tornando mais difícil a expansão do produto no mercado, foi identificada a necessidade de pesquisar novasferramentas para promoção do produto.
Com o objetivo de elaborar novas estratégias para a divulgação do produto será necessário identificar o estágio do ciclo de vida do produto dentro da empresa e elaborar estratégias de promoção do produto com base na matéria de marketing.
Pois a região do Vale do Ribeira está em processo de desenvolvimento, onde empreendedores tem buscado...
tracking img