desenvcolvimento humano

1664 palavras 7 páginas
Qual é o conceito de desenvolvimento humano?
O desenvolvimento humano consiste em várias etapas que vão desde o seu nascimento até á fase adulta, pois, é encarada como um processo complexo de mudanças e transformações, ou seja, humana e social. Todas essas dinâmicas são passíveis de acontecer através de realizações profissionais e pessoais, como o bem estar físico e psicológico, que englobam vários aspetos que são determinantes para o desenvolvimento que são: culturais, sociais, ambientais, hereditários, etc.

Para Shanahan (1977) “o desenvolvimento humano é necessário adotar uma perspectiva sistêmica que seja capaz de integrar os múltiplos subsistemas do individuo. Isto requer a contribuição de diferentes disciplinas, tais como, a biologia e a psicologia do desenvolvimento, a fisiologia, a neuropsicológica, a psicologia social, a sociologia e a antropologia”. Quais são os principais marcos da evolução histórica do estudo científico sobre o desenvolvimento humano (eventos históricos e científicos, proposições teóricas)?
Na década de 60 o desenvolvimento humano não era alvo de profundos estudos científicos pela seguinte razão: as crianças eram vistas como um todo, tinham parecenças com os adultos, por isso não era importante estudar os fenômenos que estavam relacionados às crianças. Com todos estes acontecimentos Glen h. Elder, Jr, estudou acontecimentos trágicos da vida e as suas relações com os tempos difíceis de viver sobre ambientes desconfortáveis, por isso Glen mostrou o quanto é importante o contexto sócio histórico que deve ser preservado para o melhor desenvolvimento das crianças. Sobre esses acontecimentos que decorreram durante a grande depressão do ano de 1929 vieram demonstrar o que todos esses acontecimentos mudaram a estrutura da família americana, por isso é com o trabalho desenvolvido por Glen, mostrou que os efeitos de problemas econômicos dependem da fase de desenvolvimento da criança. Durante algumas fases da vida de uma criança, aparece

Relacionados

  • Af7d0378 863d 47da Ad87 E0a451b4bb8f
    5146 palavras | 21 páginas
  • Metodologias de ensino na educação infantil
    9154 palavras | 37 páginas