Desenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O BELO

“ Como se explica que quase todos os homens estejam de acordo em que existe um belo; que entre eles tantos haja que o sentem vivamente, e que tão poucos saibam o que é?”

Diderot (filósofo francês, séc. XVIII)

O BELO
Nenhuma sociedade, em qualquer época histórica, foi isenta de preocupações relativamente à beleza. O termo belo emprega-se em aceções diversas e a realidadesdiferentes. Aplica-se a: - objectos produzidos pelo homem; - aspectos da natureza; - acções e sentimentos humanos; - próprio homem Qual o denominador comum??

SÓCRATES (470-399 a.C.)

A beleza em si não existe, sem estar associada ao útil. É belo o que é útil e só o é enquanto útil. “É pelo peso ou pela medida que as tuas couraças valem? Desde que uma couraça assente bem, é de bela proporção”. PLATÃO (427 - 347 a.C.)

Nas diferentes obras encontramos 3 tipo de beleza:
1- a beleza dos corpos: esta é uma forma de beleza inferior; 2- a beleza das almas: é na virtude que a beleza verdadeira se manifesta; 3- a beleza em si: a perfeição, o belo que não existe no mundo terrestre. O inatingível, do qual nos devemos aproximar o mais possível.

“Em todas as coisas, a medida e a proporçãoconstituem a beleza e a virtude” A beleza suprema está ligada à ideia do VERDADEIRO e do BEM

ARISTÓTELES (384 - 322 a.C.)

Na sua obra encontramos 2 formas de beleza: o belo moral: uma estética do bem; tudo o que se produz na natureza e na arte só tem um fim - o bem; o ideal está no homem o belo formal: a função da arte será a recriação do ser através da mimesis; a perfeição da imitação;

“Asformas supremas do belo são a conformidade com as leis, a simetria e a determinação...” “O belo consiste na ordem e na grandeza”

CÂNONE

A procura da perfeição na arte (ideal de beleza), levou a que diferentes civlizações/artistas, em diferentes períodos históricos, procurassem uma “norma” a aplicar nas suas representações, independentemente da forma de expressão/suporte utilizado.*Cânone: conjunto de regras relativas à proporção do corpo humano, tendo por base um determinado raciocínio matemático.

*(kanon é a palavra grega para “medida”, “regra” ou “lei”)

Ex: Cânone Egípcio
As obras egípcias (esculturas, relevos, pinturas) caraterizavam-se (na maior parte das vezes) pela presença de un cânone (norma compositiva) que regulava como deviam ser executadas as obras.Considera-se a figura humana em pé, cuja longitude total (desde o centro da testa até à planta do pé) mantem uma determinada proporção, exatamente a de 18 vezes a medida do punho fechado, no que se denomina "cânone dos 18 punhos“. A partir do século VII a. C., este foi sustituído por outro de 21 punhos, que alargava mais as figuras.

A antiga civilização egípcia decorreu entre 3200 a.C (unificação donorte e sul) a 32 a.c (domínio romano).

A figura era traçada sobre o desenho prévio uma grade quadriculada (grelha). Esse quadriculado prévio, fixava alguns pontos de referência, que torna rígidos o desenho e o estilo de uma época.

Cânone de POLICLETO
Séc V a.C.
Policleto de Argos foi um dos mais importantes escultores gregos da Antiguidade Clássica.

Escreveu um tratado sobre asproporções do corpo humano, intitulado “Cânone”. Para demonstrar a sua teoria, Policleto criou uma estátua entretanto desaparecida, que se acredita ser a conhecida como “O Portador da Lança” (Doríforo). Embora não seja consensual qual é a unidade básica deste cânone, a maior parte dos autores opta pela medida da cabeça.

Leonardo da Vinci
“O Homem Vitruviano”, de 1490. A proporção e simetria aplicadas àanatomia humana.
Baseado no conceito do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (que viveu no século I a.C.), apresentado no terceiro de um conjunto de dez livros, intitulados de De Architectura, (tratado de arquitetura), em que ele descreve as proporções do corpo humano.

1489

DIDEROT (Traité du Beau)
O belo não corresponde nem a uma entidade ideal, nem a uma construção racional,...
tracking img