Desenho universal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENHO UNIVERSAL


DESENHO UNIVERSAL é um conceito que busca conceber espaços, artefatos e produtos com a maior eficiência possível a todas as pessoas, proporcionando independência e autonomia de uso.

O conceito de Design Universal relaciona-se ao “Design Inclusivo” e ao “Design para todos”. Significa um enfoque diferenciado para produtos, serviços e ambientes que podem ser usados portodas as pessoas independentemente da idade, habilidade ou condição de saúde.

Os produtos, equipamentos, ambientes e meios de comunicação devem ser concebidos do ponto de vista do Desenho Universal, que recomenda que tudo (mas tudo mesmo) deve poder ser utilizado por todos, o maior tempo possível, sem necessidade de adaptação, beneficiando pessoas de todas as idades e capacidades.

Para sechegar a uma sociedade inclusiva, e atingir uma acessibilidade plena, é indispensável que qualquer objeto, ou espaço desenvolvido, contenha o conceito de DESENHO UNIVERSAL.


ORIGEM DO DESENHO UNIVERSAL

A idéia insipiente de um Universal Design nasceu depois da Revolução Industrial (SEC.XVIII), quando foi questionada a massificação dos processos produtivos, principalmente na áreaimobiliária.
Havia uma pergunta no ar:
Por que criamos ambientes à revelia das necessidades reais do usuário?
Por que estruturamos um modelo de massa que iguala o que não é igual?

A concepção de conforto está intimamente ligada a fatores pessoais: nossa altura, dimensão, idade, destreza, força e outras características. Pensando nisso, em 1961, Japão, EUA, e nações européias, se reuniram na Suéciapara discutir, reestruturar e recriar o velho conceito que produz para o dito “homem padrão”.
Chamamos de homem-padrão aquele modelo de homem atlético, culto e possuidor de todas as habilidades físicas e mentais.
A imagem ilustrada pelos estudos de Da Vinci de um corpo musculoso e "proporcional" de um homem circunscrito em um círculo e em um quadrado é usada para realçar a proporcionalidade dasformas.

[pic] O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.
As idéias de proporção e simetria aplicadas à anatomia humana.

Nessa referida ilustração são apresentadas as teorias de Vitrúvio. Um dos exemplos é colocar um homem com os braços e mãos bem estendidos. A medida obtida entre uma mão até a outra é equivalente à medida da sua altura. Coisa simples! Mas écom isto que Vitrúvio demonstra a proporcionalidade entre as partes do corpo do homem e chama a atenção para o entendimento do projetar as edificações a partir do mesmo princípio. As diferentes partes do corpo do homem formam um interessante conjunto de proporções que cabem em um círculo, bem como em um quadrado. Para Vitrúvio a arquitetura deveria seguir o mesmo entendimento de ter aproporcionalidade das partes para completar o todo harmoniosamente, pois as partes formam o todo. Para ele a composição dos “recintos dos deuses imortais”, ou seja: os templos, depende da proporção. Para ele “nenhum templo pode ser bem composto sem que se considere alguma proporção ou semelhança, a não ser que tenha exatas proporções, como as dos membros segundo uma figura humana bem constituída”.
Assim, ohomem forte, com o corpo construído ou “edificado” na robustez e proporções harmoniosas, denotando firmes alicerces, simetrias, regularidade, preenchendo o espaço de maneira geometricamente calculada, tem por base uma “figura humana bem constituída”.

Neste contexto, deficientes, idosos, grávidas, crianças e todos os cidadãos que fogem ao modelo padrão foram excluídos no ato de projetar.Aqui no Brasil, um debate incipiente sobre esse tema teve inicio em 1980, com o objetivo de conscientizar profissionais da área de construção. Um ano depois, em 81, foi declarado o Ano Internacional de Atenção às Pessoas com Deficiência e, essa discussão mundial, acabou repercutindo por aqui, o que deu mais corpo ao debate sobre o Desenho Universal. Naquele ano, por conta da conjuntura...
tracking img