Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENHO TÉCNICO

Tipos de desenho técnico

O desenho técnico é dividido em dois grandes grupos:

• Desenho não-projetivo – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculosalgébricos e compreendem aos desenhos de gráficos, diagramas, esquemas, fluxograma, organogramas, etc.

Fluxograma de uma casa de máquinas – Sistema de Refrigeração.

• Desenho projetivo – sãoos desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e as perspectivas.

Exemplos no projeto de: máquinas; edificações; refrigeração;climatização; tubulações; móveis; produtos industriais, etc.

Esboço: desenho, em geral à mão livre; uma representação rápida de uma idéia, não responde a uma norma, não tem uma escala definida,porém, deve respeitar as proporções.

Desenho Preliminar: é passível de modificações. Desenho Definitivo: corresponde a solução final do projeto, ou seja, é o desenho de execução.

Materiais para usono Desenho Técnico

Lapiseira – para trabalhar com desenho técnico a lapiseira é melhor, pois mantém uma espessura uniforme durante o traçado, eliminando a tarefa de preparo da ponta.

No desenhoa mão livre deve diferenciar as linhas na espessura e tonalidade. O grafite tem uma escala de dureza que recebe a seguinte classificação 8H 7H 6H 4H – duros; 3H 2H H F HB B – médios; 2B 3B 4B 5B 7B –moles. Os grafites mais moles são mais escuros, indicados para os traços definitivos. A tabela seguinte sugere uma forma ideal do emprego dos grafites em um desenho feito em grafite:

Traçado(segmentos) Tipo / Tonalidade Groço contínuo e forte Médio contínuo médio Médio tracejado médio Fino contínuo claro Fino, traço-ponto, claro

Grafite Dureza / Espessura HB – 0,7 H – 0,5 H – 0,5 2H – 0,32H – 0,3

Emprego Linhas definitivas e contornos Texturas (hachuras) e caligrafia Linhas ocultas (invisíveis) e imaginárias Linhas de construção (auxiliares) e cotas Linhas de centro e simetria...
tracking img