Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte 6: Projeções ortográficas e perspectivas 6.1) Projeção O desenho técnico de um objeto é expresso por meio de vistas ortográficas e perspectivas. Ambas as formas de representação gráfica são aplicações do estudo de projeções ao desenho. Por isso, antes de falarmos das vistas, vamos ver um pouco sobre as projeções. A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetostridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza. Para entender bem como é feita a projeção ortográfica vamos conhecer alguns elementos que constituem esse método. 6.1.1) Geometria descritiva: a base do desenho técnico O desenho técnico, tal como o entendemos hoje, foi desenvolvido graças ao matemático francês Gaspar Monge(1746-1818). Os métodos de representação gráfica que existiam até aquela época não possibilitavam transmitir a idéia dos objetos de forma completa, correta e precisa. Monge criou um método que permite representar, com precisão, os objetos que têm três dimensões (comprimento, largura e altura) em superfícies planas, como, por exemplo, uma folha de papel, que tem apenas duas dimensões (comprimento elargura). Esse método, que passou a ser conhecido como método mongeano, é usado na geometria descritiva. E os princípios da geometria descritiva constituem a base do desenho técnico. Veja:

6.1.2) Elementos de projeção Os principais elementos da projeção são: 1. Centro de projeção (v), pólo ou vértice - coincide com o ponto de vista do observador; 2. Raios projetantes - podem ser cônicos, comona figura, ou paralelos; 3. Objeto a ser projetado (ABCD) - em Geometria Descritiva, o objeto pode ser um ponto, uma linha, um plano ou um sólido; 4. Plano de projeção (α); 5. Figura projetada do objeto (A’B’C’D’).
5 3 1 2 4

IFBahia – Campus Porto Seguro



Desenho Técnico l / Interp. De projetos em U.A. Técnico



Prof. Eduardo Machado

12

6.1.3) Tipos de projeção • • Projeçãocônica ou central – o centro de projeção está a uma distância finita do plano de projeção e os raios projetantes são divergentes (como exemplo, temos a figura anterior); Projeção cilíndrica ou paralela – o centro de projeção está a uma distância infinita do plano de projeção e os raios projetantes são paralelos entre si. A projeção cilíndrica pode ser: • •

Oblíqua – os raios projetantes formamcom o plano de projeção um ângulo diferente de
90°.

Ortogonal – os raios projetantes formam com o plano de projeção um ângulo de 90°.

Dos dois tipos de projeção, será dada maior ênfase ao estudo da projeção cilíndrica, em especial a ortogonal, que por suas características apresenta projeções em verdadeira grandeza (VG). 6.1.4) Diedros de projeção Para localizar um determinado ponto noespaço na projeção cilíndrica ortogonal são necessárias duas projeções ortogonais. Usa-se, portanto, um sistema de dois planos de projeção perpendiculares entre si, um na posição horizontal (π) e outro na posição vertical (π’), que se interceptam determinando uma reta denominada linha de terra (LT). Esse sistema projetivo formado por dois planos ortogonais de projeção foi criado por Gaspar Monge. Osplanos (π) e (π’) determinam no espaço quatro porções iguais denominadas diedros. Os diedros são numerados no sentido anti-horário.

π’

π

LT

IFBahia – Campus Porto Seguro



Desenho Técnico l / Interp. De projetos em U.A. Técnico



Prof. Eduardo Machado

13

Atualmente, a maioria dos países que utilizam o método mongeano adotam a projeção ortográfica no 1º diedro. NoBrasil, a ABNT recomenda a representação no 1º diedro. Entretanto, alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3º diedro. Ao ler e interpretar desenhos técnicos, o primeiro cuidado que se deve ter é identificar em que diedro está representado o modelo. Esse cuidado é importante para evitar o risco de interpretar errado as características do objeto. Para...
tracking img