Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila Desenho Técnico

  
DESENHO TÉCNICO
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenho como projeto 5
Desenho, gravura, pintura 5
Gesto 6
TIPOS DE DESENHO 10
CRIAÇÃO DE DESENHOS TÉCNICOS 13
NORMATIZAÇÃO DOS DESENHOS TÉCNICOS 14
TERMINOLOGIA 15
METODOS DE DESENHOS E MÃO LIVRE 17
Normas da ABNT 18
ESCALAS E DIMENSIONAMENTOS 23
NBR10126 – COTAGEM EM DESENHO TÉCNICO 25
DESENHOS ORTOGONAIS 29PERSPECTIVA 33
Projeções em perspectiva 36
Perspectivas em projeção ortogonal 37
Perspectivas em projeção oblíqua 37
Perspectivas cônicas 38
Referências 39
Isometria (axonometria) 41
42
Introdução
Os desenhos são utilizados deste a antiguidade como uma forma de comunicação para transmissão de pensamentos e idéias, tal como a fala e a escrita. Com a evolução da humanidade e desenho foi setornando uma importante forma de comunicação na medida em que suas técnicas foram aperfeiçoadas.
A figura abaixo de um desenho das cavernas da Noruega demonstra a utilização do desenho como forma de ilustração do comportamento humano.

(6.000 a 4.500 AC)
Já na próxima imagem de uma figura egípcia pode-se verificar a evolução do desenho como forma de representação humana.

(século XIV AC)
Assimo desenho pode ser utilizado como forma de expressão gráfica ou para registrar costumes, hábitos, técnicas e idéias .
O registro do primeiro desenho técnico conforme figura abaixo é de uma planta de uma fortaleza desenhada pelo engenheiro Caldeo Gudea e gravada em uma placa de pedra.

os desenhos técnicos modernos são projeções de peças projetadas pela engenharia conforme retrata a figuraabaixo:

Desenho como projeto
O desenho nem sempre é um fim em si. O termo é muitas vezes usado para se referir ao projeto ou esboço para um outro fim. Nesse sentido o desenho pode significar a composição ou os elementos estruturais de uma obra.
Na língua espanhola existe a distinção entre as palavras diseño (que se refere à disciplina conhecida como design nos paíseslusófonos, ou ao projeto, deuma forma geral) e dibujo (que se refere ao desenho propriamente dito). Estudos etimológicos deLuis Vidal Negreiros Gomes indicam que também no português existiam essas nuances de significado, com as palavrasdebuxo significava esboço ou desenho e que a palavra desenho tinha o sentido de projeto. Com o tempo o debuxo deixou de ser usada e o desenho mudou o significado, mas preservou algumas dossentidos de projeto. Atualmente a língua portuguesa incorporou a palavra design que comporta o sentido de desenho como projeto.
Desenho, gravura, pintura
Entre os suportes artísticos tradicionais, três deles manifestam-se em duas dimensões: o próprio desenho, a gravura e apintura. Embora o resultado formal de cada um deles seja bastante diferente (embora o desenho e a gravura sejam similares), agrande diferença entre eles se encontra na técnica envolvida.
A gravura difere do desenho na medida em que ela é produzida pensando-se na sua impressão e reprodução. Seus meios mais comuns de confecção são a xilogravura (em que a matriz é feita de madeira, a litogravura (cuja matriz é composta de algum tipo de pedra), a gravura propriamente dita (cuja matriz é metálica) e a Serigrafia (cuja matriz éuma tela) uma técnica de imprimir sobre tecido. Existe ainda uma técnica chamada monotipia, mais próxima da pintura, na qual se obtem apenas uma impressão.
Um aspecto que diferencia o desenho da pintura é que, ao desenhar, um artista usa cores puras e não pode misturá-las antes da aplicação, enquanto na pintura, cores novas são geralmente criadas através de misturas.
Gesto
Um desenho compostobasicamente de linhas, com algumas texturas e sombreados
A composiçãopictórica expressa pelo desenho pode representar situações e realidades diversas: aquilo que o artista vê quando desenha, uma cena lembrada ou imaginada, uma realidade abstrata ou, no caso do desenho automático (proposto pelos surrealistas), pode vir a surgir com o movimento livre da mão do artista através do papel (ou de...
tracking img