Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenho Técnico I 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DESENHO TÉCNICO

Definição de Desenho Técnico O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura. Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas,números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da engenharia e da arquitetura. Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exigem treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formasespaciais (tridimensionais). Figuras bidimensionais são as representadas apenas por largura e altura. E figuras tridimensionais são as representadas por largura, altura e profundidade. Conhecendo-se a metodologia utilizada para elaboração do desenho bidimensional é possível entender e conceber mentalmente a forma espacial representada na figura plana. Na prática pode-se dizer que, para interpretar umdesenho técnico, é necessário enxergar o que não é visível e a capacidade de entender uma forma espacial a partir de uma figura plana é chamada visão espacial.

Visão espacial é um dom que, em princípio todos têm, dá a capacidade de percepção mental das formas espaciais. Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto. Por exemplo,fechando os olhos pode-se ter o sentimento da forma espacial de um copo, de um determinado carro, da sua casa etc. O entendimento do desenho técnico envolve certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Por este motivo, é de grande importância a execução do desenho à mão neste processo de treino para interpretação do desenho arquitetônico. OBS: Além do desenho àmão, os desenhos técnicos também podem ser realizados no computador através de hardware de alta capacidade como o AutoCAD e o Microstation, além de outros softwares designados especificamente para o trabalho de projeto arquitetônico.

Professora Fabiana Patriota Lima                                                                                                                  

1 Desenho Técnico I 
A Origem do Desenho Técnico A representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais evoluiu gradualmente através dos tempos. O sistema criado por Gaspar Monge, publicado em 1795 com o título “Geometrie Descriptive” (Geometria Descritiva) é a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico. Com a Revolução Industrial, os projetos das máquinas passaram a demandar maiorrigor e precisão e consequentemente os diversos projetistas necessitavam agora de um meio comum para se comunicar e com tal eficiência que evitasse erros grosseiros de execução de seus produtos. Desta forma, instituíram-se a partir do século XIX as primeiras normas técnicas de representação gráfica de projetos, as quais incorporavam os estudos feitos durante o período de desenvolvimento dageometria descritiva, no século anterior. Por este motivo, o desenho técnico (e, portanto, o desenho de arquitetura) era naquele momento considerado um recurso tecnológico imprescinível ao desenvolvimento econômico e industrial.

A Padronização dos Desenhos Técnicos A representação gráfica do desenho em si corresponde a um conjunto de normas internacionais sob a supervisão da ISO - InternationalOrganization for Standardization (Organização Internacional para Normalização). Porém, geralmente, cada país costuma possuir suas próprias versões das normas, adaptadas por diversos motivos. No Brasil, as normas são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – fundada em 1940), registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como...
tracking img