Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ATP ELETRICIDADE APLICADA
AULA-TEMA: CAPACITORES”





Instituição: Faculdades Anhanguera

Passo 1: Ler o artigo “RESISTORES E CAPACITORES UTILIZANDO LÁPIS, PAPEL E PLÁSTICO”

Passo 2: Reprodução de Capacitores Experimentais.

Aqui são descritas atividades de construção de capacitores de grafite sobre placas isolantes, paralelas e planas, obtidas de folhas de cartolina ourecortes de garrafas plásticas de refrigerante. Também são apresentados resultados de medidas das capacitâncias dos capacitores construídos. O único equipamento de caráter mais específico utilizado foi um multímetro digital com a função capacímetro, com escalas de 2nF até 20μF, freqüentemente existente nas escolas que possuem laboratórios montados, ou que pode ser adquirido a um custo muito baixo. Agrafite já foi utilizada na produção de resistores para medição de resistências individuais e associações, e também na produção de capacitores para medição de capacitâncias.

Construindo capacitores de placas plano-paralelas, riscadas com grafite sobre papel ou plástico
A grafite é um material condutor de eletricidade, sintetizado a partir da grafita natural e da argila, muito utilizado naconfecção de peças aplicadas em situações onde contatos elétricos de baixo atrito devem ser mantidos entre partes móveis e fixas de determinadas máquinas, como alguns tipos de motores elétricos. Como a grafite está presente no âmbito escolar e doméstico, pois é usada para escrita e pintura, o seu uso é bastante acessível. Um desenho feito com lápis ou lapiseira de grafite sobre uma superfícieisolante, como papel ou plástico, pode ser usado como fio de conexão, resistor, ou placa de um capacitor experimental, útil para uso em laboratórios didáticos econômicos de Física.
Cabe aqui um esclarecimento sobre o tipo de grafite comercial presente nos lápis e lapiseiras que utilizamos. As grafites são classificadas de acordo com dois critérios: a graduação e o diâmetro. O diâmetro é a espessura dagrafite, e os valores mais conhecidos vão de 0,5mm a 1,0 mm, muito utilizados para escrita. Existem ainda grafites com diâmetros especiais, para aplicações específicas, como, por exemplo, 0,3mm, utilizadas no desenho técnico, e 5mm, para desenho artístico. A graduação indica o grau de dureza e de intensidade de preto da grafite, ou seja, se ela escreve mais escuro e macio ou mais claro e duro.Existem 14 graduações diferentes, do 6B até o 6H, em que por H entende-se Hard uma mina dura , por B entende-se Brand ou Black uma mina macia ou preta e por HB entende-se Hard/Brand uma mina de dureza média. As grafites que proporcionam traço mais escuro e macio (B) são indicadas para desenhos artísticos, sombreados e esboços em geral. As grafites que possuem traço médio (HB) são ideais para escritae desenho. Já as grafites mais claras e duras (H), são indicadas para desenhos técnicos e uso em papel vegetal e poliéster. A Fig. 1 mostra uma série de traços com grafites variáveis.

Fig. 1 - Exemplos de traçados com tipos diferentes de grafite

A técnica proposta para construção dos capacitores consiste em aplicar grafite sobre as faces opostas de uma mesma folha de material dielétrico eutilizar esses desenhos de grafite como placas de um capacitor. Alternativamente, a aplicação de grafite pode dar-se em folhas diferentes do dielétrico, nesse caso o capacitor será constituído pela superposição das faces não grafitadas destas folhas (ou seja, com as faces grafitadas voltadas para fora). Foi pego dois pedaços de material isolante (plástico ou papel) riscados com grafite em uma dasfaces. Um pedaço de cabo elétrico fino e flexível se prende a cada uma das partes grafitadas das placas com, por exemplo, um pedaço de fita colante. Quando esses dois pedaços são sobrepostos com os lados pintados para fora, pode-se medir uma capacitância apreciável com o auxílio de um multímetro com função capacímetro, bastando conectar sua entrada aos fios vindo das placas.
Os capacímetros...
tracking img