Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 5
PASSO1
a) A cotagem requer a aprendizagem de um conjunto de regras e princípios, os quais, permitem uma fácil e correta interpretação da peça, sendo imprescindível para definição, fabricação e controle. Quais são os elementos de uma cotagem?
Os elementos da cotagem são:
Cotas: São números que indicam as dimensões lineares ou angulares do elemento. A unidade das contas lineares é omilímetro, usada nos países que adotaram o Sistema Internacional (SI) de unidades. A unidade das contas angulares é o grau (°).
Linhas de chamada: São linhas a traço continuo fino, normalmente perpendiculares à linha de cota, que a ultrapassam ligeiramente, e que tem origem no elemento a cotar.
Linhas de cota: São linhas retas ou arcos, normalmente com setas nas extremidades, a traço contínuosfino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão difine.
Setas: as setas como são normalmente chamadas, não são mais do que as terminações da linha de cota. De acordo com a norma ISSO 129:1985 podem ser dos tipos indicados na figura abaixo:

Terminações da linha de conta.


Devem ser usadas preferencialmente setas cheias (primeiro caso).
Em situações que o espaço disponível não sejasuficiente para colocação das setas ou traços usam-se (pontos ultimo caso).
Símbolos: Em cotagem, existe um conjunto de símbolos, denominados símbolos complementares de cotagem, que permitem identificar diretamente a forma de alguns elementos, melhorando a interpretação do desenho.









b) Qual a regra a ser seguida quanto à orientação da cotas?
As regras gerais relacionadas com ainscrições das cotas nos desenhos são as seguintes:
1) As contas indicadas nos desenhos são sempre as cotas reais do objeto, independentemente da escala usada no desenho.
2) Cor dos caracteres. Tal como para a representação em geral, os elementos da cotagem devem ser apresentados em preto.
3) Dimensão dos caracteres. As cotas devem ser apresentadas em caracteres de dimensão adequada à sualegibilidade. Os algorismo das cotas devem obrigatoriamente ter a mesma dimensão num desenho.
4) Não pode ser omtida nenhuma cota necessária para a definição da peça.
5) Os elementos devem ser cotados preferencialmente na vista que dá mais informação em relação à sua forma ou a sua localização.

6) Devem se evitar, sempre que possível, cruzamentos de linhas de cota entre si ou com outro tipo delinhas, sobretudo linhas de chamadas ou arestas.


7) As cotas devem ser localizadas preferencialmente fora do contorno das peças .



8) As cotas devem ser localizadas o mais próximo possível do detalhe a cotar, embora respeitando todas as regras e recomendações anteriores.



9) Cada elemento deve ser cotado apena uma vez, independentemente do número de vistas da peça.


10) Emcasos especiais, principalmente em fases intermediarias de fabricação, podem ser inscritas cotas auxiliares, entre parêntesis
11) As cotas devem ser posicionadas sobre a linha de cota, paralelas a esta e, preferencialmente, no ponto médio da linha.



12) Os algarismos da cota não devem ficar sobrepostos ou separados com nenhum outro detalhe do desenho, sejam arestas, eixos etc.


13) Numdesenho, devem ser usadas sempre as mesmas unidades, em geral milímetros.
14) As cotas podem ser indicadas junto a uma das setas e a linha de cota interrompida, de moda a evitar linhas de cota longas, ou eventuais cruzamentos de linhas.




15) Quando o espaço necessário para a cota não é suficiente sequer para serem colocados pontos a cota pode ser posicionada abaixo da linha de cota eligada à linha de cota através de uma pequena linha de referência.



16) As cotas devem ser orientadas sempre em relação à legenda da folha de desenho, de tal modo que sejam lidas em duas direções perpendiculares entre si, a partir do canto inferir direito da folha.













Os valores de cotas obliquas devem ser indicados de acordo com a figura abaixo, na zona sombreada,...
tracking img