Desenho organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - Campus Ouro Branco
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS





DESENHO ORGANIZACIONAL












Ouro Branco 27 de março de 2012.
DESENHO ORGANIZACIONAL

O desenho organizacional tem-se tornado uma das principais prioridades de gestão devido ao aumento da competitividade global edo crescente uso da tecnologia da informação. É a fonte de sustentação de sua vantagem competitiva e tem influência no tratamento de contingência (evento que deve ocorrer de forma planejada, como uma mudança no ambiente ou uso de uma nova tecnologia), na gestão eficaz da diversidade, na habilidade para inovar em bens e serviços, no controle do ambiente, na coordenação e motivação dos empregados eno desenvolvimento e implantação de sua estratégia. Um desenho pobre pode levar ao declínio da organização.

Desenho Organizacional retrata a configuração estrutural da organização e implica no arranjo dos órgãos dentro da estrutura no sentido de aumentar a eficiência e a eficácia organizacional. O esquema teórico para identificar as variáveis relevantes para o desenho organizacional é oseguinte:
• Entradas (inputs): São as características do ambiente geral e, principalmente, do ambiente de tarefa (fornecedores de recursos, clientes e usuários, concorrentes quanto a entradas e saídas e entidades reguladoras).
• Tecnologias utilizadas: Para a execução das tarefas organizacionais, sejam sistemas concretos e físicos (Omo máquinas, instalações e equipamentos), sejam sistemas abstratos econceituais (como o Know-how).
• Tarefas ou funções: São as operações e processos executados para obter determinadas saídas ou resultados (outputs).
• Estruturas: são as relações existentes entre os elementos componentes dse uma organização, incluem as interações, a própria configuração organizacional dos órgãos ou cargos, a hierarquia de autoridade, ou seja, todos os esquemas de diferenciação eintegração.
• Saídas ou resultados (outputs): Podem ser os objetivos almejados ou resultados realmente alcançados (como a quantidade e qualidade de produção, a lucratividade, a totalidade e o absentismo do pessoal, a satisfação dos clientes e usuários, o clima organizacional, etc.)


ORGANOGRAMA
O Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa. Pode ter váriasformas, desde a mais simples a mais comum, conhecida como organograma tradicional, até formas bem pouco usuais, como uma flor.
O objetivo do organograma é demonstrar, por meio gráfico:
1. A divisão do trabalho, mediante o fracionamento da organização, em unidades de direção, assessorias, conselhos, gerências, superintendências, departamentos, divisões, serões, serviços, setores etc.;
2. A relaçãosuperior-subordinado, o que deixa implícito os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade;
3. O trabalho desenvolvido pelas frações organizacionais. Dependendo da técnica de elaboração aplicada, poderá evidenciar além do tipo de trabalho desenvolvido, mais: (a) o detalhamento do tipo de trabalho; (b) os cargos existentes; (c) os nomes dos titulares das unidades; (d) aquantidade de pessoas por unidade; e (e) a relação funcional, além da relação hierárquica;
4. Permitir a análise organizacional, facilitada por uma boa elaboração, o que significa dizer: organograma com linhas bem definidas, esclarecimento das convenções utilizadas, abreviações e siglas, mediante uso de legenda colocada na própria folha do gráfico (frequentemente no canto inferior à direita).
Oorganograma deve apresentar fácil leitura.
Existem diversos tipos de representação para o organograma, dentre eles temos:
1. Estrutural (Clássico, comitê, em linha, em linha e estado-maior, hierárquico, hierárquico-consultivo, hierárquico-funcional, horizontal, linear, militar, misto, tradicional e vertical).
2. Circular ou Radial
3. Funcional (a)
4. Funcional (b)
5. Estrutura-Funcional...
tracking img