Desenho livre e familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENHO LIVRE

DESENHO DA FAMILIA
























São Paulo
2009


INTRODUÇÃO
Os desenhos das crianças são considerados um meio privilegiado para a descoberta do seu mundo interno e da sua psicodinâmica, além de constituírem um modo natural de expressão para as mesmas. O desenho, que é um meio de expressão e de comunicação, revela muito do inconscientedaquele que desenha. Dentre os vários testes projetivos gráficos existentes, o desenho livre e o desenho da família destacam-se pela freqüência com que são utilizados pelos psicólogos, sendo considerados uma fonte frutífera de informação e compreensão da personalidade, além de econômica e profunda.
Hammer (1991), referindo-se ao desenho infantil, diz que as crianças desenham o que sabem, não oque vêem, sendo o mesmo considerado a expressão do modo como a criança percebe e compreende o mundo. De acordo com ele, as crianças transmitem no desenho aquilo que jamais teriam condições de verbalizar.
Por ser uma das mais autênticas expressões do sujeito, o desenho pode captar conteúdos inconscientes. O teste do desenho é uma série de atos, ou seja, de registros gráficos dos movimentos, onde osujeito vai plasmando graficamente seu tipo de inteligência, sua sensibilidade, seus impulsos, suas tendências, suas reações, seus conflitos.
Trinca (1987) aponta as técnicas projetivas como importantes recursos de comunicação indireta com crianças e adolescentes, sendo especialmente facilitadoras no trabalho onde a comunicação verbal direta nem sempre se mostra suficiente para a coleta domaterial necessário para a realização de um bom diagnóstico. Dentro do processo psicodiagnóstico, o desenho tem a função de estabelecer contato, ser um instrumento de investigação, bem como um auxiliar no direcionamento do tratamento.

O DESENHO LIVRE
O desenho livre está inserido no conjunto dos desenhos atemáticos, onde não é solicitado um tema específico para sua produção, ficando assimlivre, à escolha do aplicando.
Através do teste do desenho livre podem ser avaliadas características psicológicas, tais como: imaturidade, ansiedade, dependência e sociabilização, sendo que a mesma criança pode apresentar mais de um traço de personalidade expressados em um único desenho.
O técnica do desenho livre, que é um meio menos usual de comunicação do que a linguagem, pode trazer umconteúdo simbólico, no qual a criança faz a projeção da personalidade, possibilitando a manifestação mais direta de aspectos mais profundos e inconscientes. É de ampla utilização, e muito empregado para iniciar uma bateria de testes como forma de rapport e descontração do aplicando. Alem disso, é de fácil aplicação e permite ser utilizado em ocasiões onde não haja muitos recursos técnicos à disposiçãodo psicólogo – em instituições, por exemplo.
A expressão gráfica é considerada por muitos como menos passível de controle do que a verbal. Sabe-se que o traçado das figuras dá acesso a estratos básicos e que constituem expressão menos controlada da personalidade do sujeito, como por exemplo:
 A imaturidade – incapacidade do indivíduo comportar-se no tocante as suas motivações e emoções, deacordo com o que se é usual e esperado em sua idade – pode ser notada no desenho principalmente através da necessidade de simetria exagerada.
 A ansiedade – um estado afetivo desagradável, caracterizado por inquietude e uma sensação de perigo eminente – é percebida no teste projetivo do desenho livre principalmente através das linhas retas, bem marcadas e angulosas, mas também se manifesta pelanecessidade de preencher toda folha.
 A falta de independência – grau em que os membros de um grupo social se apóiam mutuamente para formarem suas idéias sobre a realidade social – pode ser notada principalmente através dos desenhos bem grandes, de proporções exageradas.
 As dificuldades em socialização – processo por cujo intermédio uma criança adquire sensibilidade aos estímulos sociais,...
tracking img