Desenho arquitetonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo Uni – União Nacional de Instrução

Desenho Arquitetônico

Brasília: Maio de 2011.

Introdução:
A presente pesquisa tem por objetivo, conhecer mais sobre as normas e maneiras de realizar um desenho arquitetônico. Através de uma abordagem rápida a intenção é entender melhor como funciona e como é feito um projeto de arquitetura e elaboração das bases do projeto e, ainda, quais osmateriais e normas que devem ser obedecidas na criação de um projeto de arquitetura.

Noções de Desenho Arquitetônico

O desenho arquitetônico é uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e a representação de projetos de arquitetura. Uma conceituação de desenho arquitetônico “todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais duranteou não o processo de projeto arquitetônico”.
O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto).

Desenho arquitetônico

O desenho arquitetônico é, em um sentido estrito, uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e a representação de projetosde arquitetura. Em uma perspectiva mais ampla, porém, o desenho de arquitetura poderia ser encarado como todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo de projeto arquitetônico. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor(o leitor do projeto). Desta forma, seu entendimento envolve um certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Por este motivo, este tipo de desenho costuma ser uma disciplina importante nos primeiros anos das faculdades de arquitetura. O desenho arquitetônico também costuma se constituir em uma profissão própria: os desenhistas técnicos (ou a sua versão atual,representada pelos cadistas - ou manipuladores do softwares CAD) são comuns nos escritórios de projeto.

Imagem de uma prancheta de desenho, método de trabalho tornado obsoleto após a criação do CAD.
* |
História

O desenho começou a ser usado como meio preferencial de representação do projeto arquitetônico a partir do Renascimento. Apesar disso, ainda não havia conhecimentossistematizados de geometria descritiva, o que tornava o processo mais livre e sem nenhuma normatização.
Com a Revolução Industrial, os projetos das máquinas passaram a demandar maior rigor e precisão e consequentemente os diversos projetistas necessitavam agora de um meio comum para se comunicar e com tal eficiência que evitasse erros grosseiros de execução de seus produtos. Desta forma, instituíram-se apartir do século XIX as primeiras normas técnicas de representação gráfica de projetos, as quais incorporavam os estudos feitos durante o período de desenvolvimento da geometria descritiva, no século anterior. Por este motivo, o desenho técnico (e, portanto, o desenho de arquitetura) era naquele momento considerado um recurso tecnológico imprescinível ao desenvolvimento econômico e industrial.
Anormatização hoje está mais avançada e completa, embora o desenho arquitetônico tenha passado a ser executado predominantemente em ambiente CAD (ou seja, em formato digital). Por outro lado, para grande parte dos profissionais, o desenho à mão ainda é a génese e o principal meio para a elaboração de um projeto.
Normalização
A representação gráfica do desenho em si corresponde a um conjunto denormas internacionais (sob a supervisão da ISO). Porém, geralmente, cada país costuma possuir suas próprias versões das normas, adaptadas por diversos motivos.
No Brasil, as normas são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo as seguintes as principais:
* NBR-6492 - Representação de projetos de arquitetura
* NBR-10067 – Princípios gerais de representação em...
tracking img