Desencarcerador lukas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Nota-se no Corpo de Bombeiros a falta de um manual de utilização e operação de aparelho desencarcerador. Este manual visa preencher esta lacuna, porém deve-se se ressaltar que as pesquisas em relação a esta atividade devem persistir por não ser um material completo, devido a alta inovação tecnológica na área.
Nas páginas que seguem foram colocados alguns conceitos,utilidades e cuidados na manutenção e no uso do aparelho desencarcerador de marca LUKAS, por ser o mais utilizado no Corpo de Bombeiros.

2. CONCEITO

Aparelho de desencarceramento é um sistema de resgate ou conjunto de salvamento, dotado de capacidade e dispositivos que o torna adequado para o serviço de retirada de vítima presa em ferragens, é composto basicamente por uma moto-bomba eferramentas hidráulicas.


3. HISTÓRICO

O ano é 1970 e faltam mais algumas voltas para o término dos testes de uma competição na ensolarada tarde no autódromo de Daytona, nos Estados Unidos. De repente, a exemplo do que já ocorrera centenas de vezes, um dos automóveis derrapa na pista e se choca contra uma muralha de concreto a 250 km/h. várias equipes de resgate correm para o local e constatamque o piloto, ainda vivo, está com as pernas presas nas ferragens do carro.
Os equipamentos que possuem para o desencarceramento são moto abrasivos, alavancas, serras manuais, tirfor, etc. Devido ao derramamento de combustível ninguém se atreve a usar a moto serra e trinta preciosos minutos são perdidos até a efetiva remoção do piloto. Daí, a constatação que ninguém queria aceitar: o piloto nãoresiste e deu-se o óbito.
O Senhor George Hurst, dono de uma fábrica de câmbios de alta performance que levava o seu nome, não se conforma com a tragédia, pois o piloto era seu filho. Nascia da determinação do pai, o projeto de um equipamento que pudesse afastar e cortar ferragens sem encostar ou traumatizar a vítima.

O departamento de engenharia da empresa trabalhou durante um ano, parachegar ao protótipo dos desencarceradores hidráulicos, parecidos ao que conhecemos hoje

4. ESPECIFICAÇÃO DO EQUIPAMENTO

• Moto-bomba - gerador elétrico conjugado com uma bomba hidráulica, podendo funcionar com bateria elétrica ou motor à combustão, por ter um motor silencioso facilita a comunicação e não estressa a vítima com o ruído, além de ser mais leve que a tradicional.CARACTERÍSTICAS:

Motor GS-2T

COMBUSTÍVEL ------------------------------------ gasolina pura
ÓLEO LUBRIFICANTE --------------------------- SAE 10w -30
RESERVATÓRIO DE GASOLINA-------------- 2.50 L
RESERVATÓRIO DE ÓLEO --------------------- 0.6 LAUTONOMIA --------------------------------------- 1:10 h


Bomba Hidráulica


PRESSÃO DE TRABALHO ------------------------ 9.135 PSI
RESERV. DE FLUÍDO HIDRÁULICO ----------- 4 L
FLUÍDO HIDRÁULICO ----------------------------- óleo mineral
PESO ( CONJUNTO)--------------------------------- 37 KG




• Cortadores ou Alicate de Corte - ferramenta hidráulica que possui duas lâminas em forma de meia-lua ou bico-de-papagaio, que deslizam uma sobre a outra, proporcionando um corte eficiente, o modelo existente no CB é o LS 200B.

CARACTERÍSTICAS:

Cortador LS 200B

FORÇA DE CORTE -------------------------------------- 12000KgfABERTURA ----------------------------------------------- 100mm
TEMPO DE ABERTURA -------------------------------- 2.5 a 3s
PESO -------------------------------------------------------- 12.5Kg


• Expansor ou cunha expansiva- ferramenta equipada com braços que em sua extremidade tem ponteiras substituíveis e que...
tracking img