Desemvelvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESÁFIO DE APRENDIZAGEM
Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Trabalho solicitado pelo Professor
Lucas Esmeraldo, para fins de avaliação do modulo
Desenvolvimento Pessoal e Profissional, do
Curso de Gestão de Recursos Humanos
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP.

Cada indivíduo cria a própria visão de mundo, baseada em sua percepção do cotidiano e daquilo que mais o afeta.Atualmente em função das constantes mudanças sociais, econômicas e culturais, deve-se reformular essa visão com freqüência. Pois quanto maior a cultura e o desenvolvimento do indivíduo, mais abrangente e clara é a sua visão.
O serviço social se insere nos fenômenos em transição, procurando capacitar o homem para que lute, construa e contribua para as reformas sociais, pois a profissão de AssistenteSocial pode contribuir muito ara mudar os rumos das políticas sociais de um país.
O homem sempre teve a preocupação com a mudança, o que gera no próprio homem algumas transformações, como por exemplo, na era industrial o homem foi substituído pelas maquinas e muitos pensavam que seria o caos, onde a partir daí muitos perderiam seus empregos, mas na era pós-industrial, foram atribuídos novos papéisaos homens: o de criação e não o de repetição de tarefa, o de iniciativa e não de passividade, o de flexibilidade e não o de rigidez, e o de ética na convivência.
Surge então um novo tipo de ser humano, e este precisa ser versátil e rápido para gerenciar várias informações e buscar soluções para os desafios, onde só seria capaz com recurso da tecnologia, porque passou a ser muito grande avelocidade com o recurso da tecnologia, porque passou a ser muito grande a velocidade com que surge e se atualizam as informações e o conhecimento, fazendo com que o homem suba mais um degrau na sua evolução.
Durante muitas décadas de definir geração como aquela que sucedeu os pais, ou seja, de uma geração a outra eram 25 anos, agora a tecnologia é decisiva para criar marcos de tempo, encurtando para10 anos a passagem de uma geração a outra, isto significa que mais pessoas diferentes estão vivendo juntas: em casa, na escola e principalmente no trabalho, isto acontece justamente por causa do grande volume de informação e conhecimento.
Hoje dentro de uma empresa existem três tipos de geração:
-A geração Baby Boomer: com pessoas mais de 45 anos, que gostam de um emprego fixo e valorizam aexperiência e o tempo de serviço na empresa.

-A geração X: com pessoas entre 40 e 45 anos, que gostam de segurança financeira e de deixar clara a posição que se encontram, porque para eles é um mérito de muito esforço que tiveram, não tem muita vontade de buscar inovações e tem certa resistência a tecnologia.
-A geração Y: pessoas c no mínimo 30 anos, são adaptadas a tecnologia e esta sempredisposta à busca inovações, querem sempre subir na carreira frequêntimente e rapidamente, esta geração não hesita em mudar de emprego mesmo sendo bom, porque estão sempre de olho no mercado. Eles não querem somente aprender a fazer, mas querem ir além, querem aprender com a empresa e passar tudo aquilo que aprendeu e ainda participar dos processos.
Hoje a geração Y toma conta do mercado de trabalho,estão exercendo cargos de chefia inclusive sobre as outras gerações, e quando isto acontece, (dos mais novos mandam nos mais velhos) passam a existir os conflitos dentro da empresa. Esta geração (Y) tem energia, desenvoltura, intimidade com tecnologia e isto deixa os mais velhos inseguros, porque o crescimento de uma empresa é pelo potencial de casa um e o que define ascensão e promoção nacarreira hoje é a competência e não o tempo de casa.
Por isso o RH das empresas está preocupado com a motivação das gerações BB e X, tentando fazer com que eles sejam benevolentes com a questão da hierarquia e aproximando do jeito Y de ser, e assim vão tentando amenizar os conflitos, pois a harmonia dentro da empresa gera produtividade e lucro. O que requer de um líder hoje é que ele seja um pessoa...
tracking img