Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional São Sebastião

O desemprego

Algodões/BA 2011

Aluna: Samara Reis de Santana

O desempregoTrabalho solicitado pela professora
da disciplina de Sociologia Meg Dias,como forma avaliativa da II unidade.

Algodões/BA 2011

Introdução

Uma das grandes preocupações da maioria dos países, governos, ehomens está relacionada com o futuro do emprego num mundo globalizado, informatizado e automatizado. As questões do emprego interessam à maioria das pessoas, salvo raras exceções e pessoas afortunadas.Nas duas últimas décadas do século XX, é impressionante como o número desempregados aumentou em todo o planeta. Países que se orgulhavam de ter índices baixíssimos de desemprego, defrontam-se, hojecom taxas de 5% de desempregados. Em alguns países, esse índice chega a ser de 20% e com tendência de aumentar.




O DESEMPREGO NO BRASIL E NO MUNDO

O desempregonão é um problema só no Brasil; ele ocorre na Europa e em toda parte do mundo. Excetuando-se os Estados Unidos, onde a questão está minimizada pelo longo período de crescimento da economia durante ogoverno de Bill Clinton, nas demais partes do mundo o fenômeno é visto com preocupação. Na Europa, o problema é muito grave; no Japão, atualmente observa-se a diminuição do número de vagas no mercado detrabalho; a Coréia do Sul enfrenta a mesma situação. Nos países subdesenvolvidos, a situação não é diferente.
No Brasil, é grande a preocupação dos trabalhadores, dos sindicatos, das autoridades edos estudiosos de problemas sociais, a despeito de não possuirmos dados precisos sobre o desemprego, isto porque, enquanto o IBGE fala em taxa de 12%, a Fundação Seade/Dieese fala em 18% na região...
tracking img