Desemprego vs inflação pt-es

Páginas: 4 (977 palavras) Publicado: 5 de março de 2011
-
Introdução

A manutenção e controlo das taxas de inflação e desemprego são dois dos mais importantes objectivos macroeconómicos de um governo.

A função “Estabilidade” de um governo obriga aque estes indicadores sejam mantidos tão baixos e estáveis quanto possível.

Apesar de serem indicadores distintos, não podemos dissociar um do outro. O economista Willian Phillips provou que, acurto prazo, estas taxas são inversamente proporcionais, ou seja, quanto mais alta a inflação, menor a taxa de desemprego e vice-versa. Esta teoria foi mais tarde confirmada por Paul Samuelson e estemodelo foi chamado de “Curva de Philips”.

Este trabalho pretende fornecer uma visão geral sobre o que é a taxa de inflação, taxa de desemprego e como ambas se relacionam.

Mostraremos a evoluçãodestes dois indicadores em Portugal e em Espanha, nos últimos 5 anos e procuraremos identificar as causas comuns que levaram a uma evolução semelhante, embora em escalas distintas.

Taxa de inflação“O que tem sido precioso para os responsáveis dos bancos centrais, neste final do século, é
o sossego pouco habitual do problema da inflação.”
Paul A. Samuelson
(1915 – 2009), Prémio Nobel daEconomia, in revista “Economia Pura”, Fevereiro de 1999

Segundo Paul Samuelson, a taxa de inflação é a percentagem anual de aumento no nível geral de preços. A sua variação define, numa perspectiva geral,o valor do dinheiro.
O seu aumento está, muitas vezes relacionado com o aumento da procura e/ou com o aumentos dos custos de produção (ex: Petróleo). No entanto o seu aumento pode ser aindadeterminado por uma subida de impostos, sendo que o IVA é o que mais directamente afecta as suas oscilações.
Uma inflação elevada penaliza todos aqueles que possuem dinheiro não aplicado, bem como os quevivem de rendimentos fixos, que vêm o seu poder de compra reduzido.

A quantificação da taxa de inflação não é obtida directamente a partir dos preços, mas sim, com base em indicadores sintéticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desemprego e inflação
  • Inflação e desemprego
  • Inflação e Desemprego
  • Inflação e desemprego
  • Desemprego e inflaçâo
  • Inflação e Desemprego
  • Inflacao e desemprego
  • Inflação e desemprego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!