Desemprego no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEMPREGO NO BRASIL


Introdução

Bom com este irei falar sobre o Desemprego no Brasil, abordando quais os motivos que levam o desemprego, como uma pessoa pode ser classificada como desempregada, como a tecnologia vem tomando papel de muitas pessoas, como era mais fácil encontrar um emprego antigamente, quais as medidas cabíveis ao governo para corrigir essa questão e, sobretudo falar quesem o conhecimento hoje em dia a pessoa não consegue um bom emprego ou pode nem conseguir um emprego.

Desenvolvimento

O Desemprego no Brasil

No Brasil, as informações mais completas sobre a situação do mercado de trabalho são fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também pelo Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Sócio Econômicos (DIEESE).Para o IBGE, desempregada é toda pessoa com 16 anos, ou mais, que durante a semana em que se fez a pesquisa tomou medidas para procurar trabalho ou que procurou estabelecer-se durante a semana precedente.
Já o DIEESE, para estabelecer essa informação, utiliza um prazo de trinta dias, além de incluir o desemprego oculto, representado pelo trabalho precário e desalento. Assim, a porcentagem depessoas desocupadas em relação ao total da população ativa, ou seja, ocupados mais desempregados, é conhecida como taxa de desemprego.
A impossibilidade de definir o desemprego redunda na multiplicidade de suas medidas. Cada fonte estatística tem seu conceito, incompatível e, portanto incomparável com qualquer outra fonte e, geralmente, escolhido em função de critérios. O DIEESE define o fenômenoda forma mais abrangente possível, somando-se o desempregado aberto com os empregados precários e os empregados desalentados, ao passo que o IBGE restringe a medida ao desemprego aberto. As comparações internacionais de taxas de desemprego apresentam ainda maior perigo, uma vez que essas não dependem apenas de definições, mas também de peculiaridades institucionais, culturais e econômicasliteralmente incomparáveis. Assim, tudo o que os números podem indicar é a variação do desemprego, sua estrutura e natureza.
A teoria econômica mais tradicional distingue três tipos de desemprego, de acordo com seus mecanismos geradores e, paralelamente, três perspectivas de luta contra estes. A falta de visibilidade e de transparência do mercado de trabalho, a informação imperfeita que os agentes têm,provoca uma forma benigna e geralmente de curta duração de desemprego, chamada friccional. A vaga e o candidato adequado existem, mas os dois não se encontram, de sorte que a vaga fica vazia e o candidato frustrado. É necessário circular as informações por todos os meios: meios de comunicação, lugares públicos, bancos de emprego etc.
O desemprego dito conjuntural está ligado a fases de recessãoda atividade produtiva. A experiência da década de 1980 ensinou claramente que o desinvestimento provoca um desemprego duradouro, podendo haver conflito entre objetivos de curto e de longo prazos. Mas a forma mais resistente de desemprego está ligada a um descompasso entre a estrutura qualificada da mão-de-obra necessária e da força de trabalho disponível. O curto e a longo prazos, as três formasde desemprego misturam-se e confundem-se. No longo prazo, a pior forma de desemprego (estrutural) resulta de uma defasagem entre a evolução da tecnologia e o ensino. Para preparar o recurso humano para uma tecnologia sofisticada e em permanente evolução, o ensino profissionalizante pode não ser a melhor opção.
A maioria dos trabalhadores atuais deve mudar profundamente seu modo de trabalhar emfunção da introdução do progresso técnico na produção. Hoje constitui privilégio de uma minoria desfrutar de um emprego estável com tempo integral, o ano inteiro e durante a vida ativa. A maioria dos ativos destina-se a ocupações irregulares, temporárias, precárias, de tempo parcial ou falsamente independentes. O aumento d o desemprego no Brasil apresenta três explicações fundamentais: fatores...
tracking img