desematamento

651 palavras 3 páginas
Desenvolvimento Socioeconômico e Responsabilidade Ambiental Comum mas Diferenciada

Na ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano de 1972, foi clara e amplamente declarado que as responsabilidades dos problemas causados ao ambiente por um desenvolvimento econômico não preocupado com os critérios ecológicos são diferentes para os países desenvolvidos e para os países em desenvolvimento e, que a miséria constitui-se na pior das poluições,sendo então cabível ao Brasil priorizar o desenvolvimento econômico visto tratar de um país ainda em desenvolvimento.
De acordo com o Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1987, Relatório Brundtland, a pobreza é em grande parte causa e conseqüência da deterioração ambiental. A riqueza, da mesma forma, compromete o equilíbrio da natureza.O sistema econômico internacional hodierno não passa da conseqüência – ou da inconseqüência ? – lógica de uma herança de dependências e injustiças, não suprimindo de forma alguma a quota de responsabilidade individual de cada país, seja ele desenvolvido ou em desenvolvimento, na destruição ambiental.
As políticas agrícolas que privilegiam as monoculturas extensivas com a utilização intensiva de pesticidas e fertilizantes químicos; a pecuária em grande escala em terras aráveis e a prática de queimadas para os pastos subvencionados; a falta de reforma agrária provocando violências; o êxodo rural; o desmatamento; os processos de desertificação; a devastação das florestas nativas provocada por escolhas econômicas de lucro fácil; a corrida desenfreada para a exportação de matérias primas em troca de moeda estrangeira; o peso esmagador da dívida externa e a pobreza engendrada, aumentada e perpetuada por tais iniqüidades, são alguns dos elementos característicos das sociedades ditas em via de desenvolvimento.
Numerosas dificuldades sanitárias e ambientais também acompanham a produção abundante nos países desenvolvidos. Apesar dos efeitos

Relacionados

  • Projeto_Reflorestamento
    2960 palavras | 12 páginas