DESDOBRAM DA TEORIA PSICANALIT

948 palavras 4 páginas
PLANO DE ENSINO

CURSO: Psicologia
SÉRIE: 5º período
DISCIPLINA: Desdobramentos da Teoria Psicanalítica
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas

I – EMENTA
Apresentação das teorias psicanalíticas de Melanie Klein e de Donald
Winnicott. Introdução aos principais conceitos destes autores articulados ao método psicanalítico, à ética da psicanálise e à compreensão das experiências humanas contemporâneas. Articulação entre textos clássicos da psicanálise e o pensamento psicanalítico contemporâneo.
II – OBJETIVOS GERAIS
Reconhecimento da obra kleiniana como fundante para a psicanálise de crianças, assim como, para o desenvolvimento psicanalítico subseqüente em relação à teoria e à técnica.
Identificação da especificidade da clínica kleiniana.
Apreensão da influência do pensamento kleiniano sobre sociedade e cultura.
Apreensão dos principais conceitos de Donald Winnicott.
Reconhecimento das possibilidades de atuação profissional a partir dos referenciais propostos: kleiniano e winnicotiano.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tais competências serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades:
• Identificar o contexto histórico-social em que se desenvolveu as concepções psicanalíticas kleiniana e winnicottiana de homem e de mundo. • Ler e interpretar textos clássicos da teoria psicanalítica.
• Construir um saber psicanalítico a partir da apreensão de alguns conceitos fundamentais das teorias kleiniana e winnicottiana.
• Ser capaz de diferenciar o pensamento kleiniano, winnicottiano e freudiano. • Desenvolver um raciocínio psicanalítico que permita abordar o material clínico, assim como, exercitar uma compreensão de fenômenos sociais através de uma leitura psicanalítica.
• Compreender a construção da teoria psicanalítica e a sua aplicação na clínica. • Reconhecer a Psicanálise como um saber científico inscrito na história da modernidade.

• Expressar o pensamento de forma clara, coerente e concisa.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Expansões da

Relacionados