descrição de oportuninade

1035 palavras 5 páginas
TÉCNICO EM ESTÉTICA

ANDRÉA APARECIDA FRANCO

CONHECIMENTO E EXECUÇÃO DA MASSOFILAXIA FACIAL E CORPORAL

DEFINIÇÕES DA MASSOFILAXIA
Conjunto de manobras e manipulações, realizadas harmoniosa e metodicamente com fins preventivos ou terapêuticos sobre os tecidos subcutâneo, muscular, vascular (linfático e sanguíneo e sobre os sistemas nervoso e respiratório).
É uma forma de compressão metódica e rítmica do corpo ou parte dele, para a obtenção de efeitos preventivos ou terapêuticos.
É importante ressaltar que todas as manobras podem ser utilizadas para massagens de fins calmantes ou tônicos. A diferença reside na intensidade, no ritmo e na duração dos movimentos.
A massagem estimulante requer manobras energéticas e rápidas, enquanto a massagem sedante envolve movimentos suaves e lentos e passagens graduais de um movimento para outro e ambas podem ter aplicações faciais e corporais.
EXECUÇÃO DA MANOBRA
DESLISAMENTO:

Por ser uma manobra básica, ela é usado em todas as fases iniciais da massagem, além de proporcionar o primeiro contato com o paciente.
As várias formas de fazer deslizamentos podem ser descritas juntas, mas basicamente sua direção é centrípeta, ou seja, acompanhando os sistema de retorno venoso e o sistema linfático e também devem acompanhar as fibras musculares, que estão sendo trabalhadas.
A pressão dos movimentos pode ser leve e gradativamente ser aumentada conforme a necessidade do paciente, mas nunca, devera ocorrer dor ou desconforto. DESLISAMENTOS (EFFLEURAGE)
• Superficial: Deve sempre ser aplicada ao iniciar a massagem e sempre após cada manobra, sendo um toque leve e suave, tem efeito calmante e é

Relacionados

  • Administração
    4842 palavras | 20 páginas