Descritores de lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descritor 1 - Localizar informações explícitas em um texto
A habilidade a ser avaliada por esse descritor relaciona-se à localização pelo leitor de uma informação solicitada, que pode estar expressaliteralmente no texto ou subentendida. Para chegar à resposta correta, o leitor deve ser capaz de retomar o texto, localizando, dentre outras informações, aquela que foi solicitada. Assim, espera-seque o item relativo a esse descritor solicite do aluno a identificação de uma determinada informação, entre várias outras expressas no texto.

Descritor 9 - Diferenciar as partes principais dassecundárias em um texto.
A habilidade a ser avaliada por esse descritor relaciona de distinguir, entre uma série de segmentos, aqueles que constituem elementos principais ou secundários do texto. O alunodeve perceber que há uma espécie de hierarquia entre as informações ou idéias apresentadas, de modo que umas convergem para o núcleo principal do texto, enquanto outras são apenas informaçõesadicionais, acessórias, que apenas ilustram ou exemplificam o sendo dito.

Descritor 11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto
Em geral, os fatos se sucedem numa ordemde causa e conseqüência, ou de motivação e efeito. Estabelecer esse nexo constitui um recurso significativo para a apreensão dos sentidos do texto, sobretudo quando estão em jogo relações lógicas ouargumentativas. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em identificar o motivo pelo qual os fatos são apresentados no texto, ou seja, o reconhecimento de como as relações entreos elementos organizam-se de forma que um torna-se o resultado do outro.
Entende-se como causa/conseqüência todas as relações entre os elementos que se organizam de tal forma que um é resultado dooutro.

Descritor 13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Por meio desse descritor pode-se avaliar a habilidade do aluno em identificar quem...
tracking img