Descritivo da docencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESCRITIVO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE






















































ACADÊMICO: MATRÍCULA:

PROFESSOR ORIENTADOR:

CURSO: TURMA:

LOCAL E DATA DE ENTREGA:


Aimportância do do exercício da docência vem abrangendo em uma vida um prazer inesgotável da busca pelo conhecimento no mundo das linguagens artísticas.
desde quando iniciei o exercício da minha profissão do magistério em 2004, por estar convicto de continuar os estudos e também pela necessidade de graduação em busca de estar apta para o mercado de trabalho.
Inicie minha jornada, trabalhandoem uma creche da prefeitura municipal de Balsa Nova PR com o jardim III da faixa etária de idade 4 e 5 anos, da pré-escola, precisa trabalhar para cumprir as horas de estágio supervisionado do curso de pedagogia semipresencial pelo IESD que cursava no momento.




Naquela pequena comunidade do jardim serrinha que eu morava e trabalhava, presenciei muita carência de afeto, de higiene ,eeducação pelo fato de seus pais trabalharem muito cedo na fabrica que ali se localiza e que emprega mais de 800 funcionarios, estas crianças já vem desde o berçário dentro do ambiente escolar.
Há nesta face muita disputa do espaço e também pelo brinquedo que o outro tem, há muitas brigas e choros. Foi ai que comecei a gostar de instigar as crianças a criar formas de brincar com leitura e ofaz de conta , na representação teatral e também no jogo simbólico que é denominado por Piaget. Na qual se manifesta a presença da espontaneidade estética e a capacidade de criação das crianças. É através das historinhas do faz de conta que eles criam um afeto expressivo e pessoal de ver, pensar e sentir o mundo tecnológico
de nossos dias. (...) A educação é um ato de amor, por isso, um atode coragem. Nao pode temer o debate. A analise da realidade não pode fugir á discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.(Paulo Freire)

É ai que o papel do professor se torna um medidor do conhecimento simbólico. Valorizar, apoiar, interagir e respeitar o próximo vem de encontro com o conhecimento, pelo qual eu busquei fundamentar basicamente nas teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon.

Oestudo acerca da relação entre afetividade e sua influência no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança com base nas teorias leva a algumas considerações. A primeira delas é o fato de que afetividade e inteligência constituem um conjunto inseparável na evolução do psiquismo da criança, pois ambas têm funções bastante definidas e quando se integram, permitem à criança alcançar níveis depensamento cada vez mais elevados e a constituição da sua pessoa, que expressa a sua forma de ser única no mundo. Na escola, um bom ajustamento afetivo se torna condição necessária ao pleno desenvolvimento do aluno.

Continuando minha jornada de trabalho trabalhei com alunos do ensino fundamental e médio no regime de serviços temporário(PSS) no estado do Paraná, entre maio de 2009 adezembro de 2010 , atuando em sala de aula com a disciplina de artes.
Lei de Diretrizes da Educação Nacional (LDB nº9.394) estabelecida em seu artigo 26,paragrafo 2º.
“O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.” Portanto conteúdos próprios ligados á cultura artística, assim a arteé importante na escola, principalmente porque é importante fora dela.
Fui para sala de aula com muitas dificuldades, e duvidas de como enfrentar adolescentes de 10 a l7 anos.
Quando parei para pensar, estava atuando com 5º,6º,7º,8º,e 1ªanos do ensino médio,
Nos períodos matutino e vespertino, foi uma barra enfrentar,mais precisava trabalhar para fazer amizades me ocupar e voltar a ser útil...
tracking img