Descriminacao e preconceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Web Aula 1
Epistemologia Genética
Antes de falarmos sobre a teoria de Piaget, é importante destacar quem foi Jean Piaget? 
Jean Piaget nasceu em 1896 e faleceu em 1980. Seus 84 anos de vida foram marcados pela pesquisa a formação da estrutura cognitiva humana. Quando falamos de "cognição" fazemos referência basicamente à idéia de "conhecimento": como conhecemos? O que é verdadeiro dentre ascoisas que conhecemos? Como diferenciar o que é verdadeiro daquilo que é falso? De que forma essas questões influenciam diretamente nas atitudes de cada um. 
Para responder essas perguntas, Piaget terminou por fundar o Centro de Epistemologia Genética em Genebra no ano de 1955, formado por grupos interdisciplinares de trabalho. Por essa razão, é importante destacar que o seu principal interesseestava não apenas em no desenvolvimento infantil, mas sim em como, a partir deste, ocorre a construção das estruturas necessárias para a elaboração do conhecimento humano.
Para Piaget, a origem do conhecimento está na própria construção da inteligência, pautada por dois processos: acomodação e assimilação. Olhem como Piaget define "inteligência":
"É "adaptação por excelência", ou seja, "o equilibroentre a assimilação contínua das coisas a atividade própria e a acomodação desses esquemas assimiladores aos objetos em si mesmo (PIAGET, "Psicologia e Pedagogia", p.161).
E aqui começamos a perceber que Piaget não formulou um método de ensino, mas sim, um método de pesquisa.
Assimilação é quando agimos sobre algo (elemento novo) que estamos conhecendo, aplicando modos de pensar e agir que jáformamos antes. Tentamos dar nossa forma ao elemento. Ex.: quando você tenta girar para a esquerda uma torneira daquelas de pressionar e por isso não funciona.Acomodação é quando, diante da resistência oferecida pelo elemento, entendemos que nós é que precisamos nos transformar para lidar com ele. Ex.: mudo minha maneira de acionar torneiras, pois agora também pressiono, e assim aprendi mais umamaneira de fazê-lo, ampliando meu conhecimento. 
E estes processos de assimilação e acomodação são realizados quando alguma dúvida a ser resolvida gera o que o autor denominou de desequilíbrio.
A base de todo e qualquer desenvolvimento, para Piaget, é a saída da posição do equilíbrio. Quando isso acontece, o homem passa a ser obrigado a realizar uma ação para retomar ao estado inicial. Porém, aofazê-lo, ele retorna mudado. Ele passa a ter condições de um momento futuro empregar novas formas de adaptar-se às mudanças a sua volta. Isso é o que chamamos de "sistema de equilibração".
|Vamos pensar um pouco! |
|Citem exemplos do processo explicadoacima.  |
|Enviem as descobertas para o Fórum para discutirmos mais sobre o assunto. |


Diferente do que a maioria pensa, a educação, acima de tudo, se baseia nodesequilíbrio e não na harmonia. Somente existe aprendizagem - e desenvolvimento - se houver desafios, "mal-estar". A principal tarefa do educador é tirar a criança do sistema chave-fechadura entre alguém que detém o saber e aquele que nada sabe.
E na tentativa de retornar ao estado de equilíbrio, a criança vai se utilizar dos esquemas de ação ou dos esquemas mentais de que dispor, de acordo ao estágio dedesenvolvimento cognitivo em que se encontra.
Estágio Sensório-Motor: Ela percebe os objetos a partir dos sentidos do corpo e passa a interagir, ainda que de forma bastante arcaica, com eles.

vocês poderiam então perguntar: mas então, tem uma fase em que a criança não sabe que existem objetos?
 Isso mesmo! É como se o mundo externo não existisse e levando em conta que a criança começa a sua...
tracking img