DescricaoTrabalho Parte 1

3873 palavras 16 páginas
Trabalho de Banco de Dados – Primeira Parte (80 pontos)
ENTREGA: 01/07/2015
O trabalho prático da disciplina versa sobre um sistema de informação (SI), cuja camada de persistência de dados deve ser modelada e implantada em computador. Sobre o banco de dados implantado, devem ser feitas consultas, com diferentes graus de complexidade.
O trabalho é individual.
1) Projeto Conceitual da Base de Dados
Para um problema factível e interessante, a ser construído pelo aluno, modelar um esquema
E-R completo (com a especificação dos atributos e relacionamentos), contemplando no mínimo: a) 6 entidades;
b) 1 relacionamentos com cardinalidade máxima n-m sendo que pelo menos 1 deles deve ter atributos; c) uma hierarquia de generalização.
Será considerada a criatividade e qualidade do Universo de Discurso (UdD) descrito e da modelagem realizada. O UdD deve ser completo e coerente, e devem ficar evidentes os requisitos informacionais a serem atendidos pelo SI. Em particular devem ser esclarecidos, de forma precisa, o objetivo do SI (ex. "gerenciar o acervo de uma biblioteca, o conjunto de usuários, e os empréstimos e reservas de obras"), e as principais funcionalidades que devem ser atendidas (ex. "informar a relação dos usuários, informar por usuário a relação de obras por ele correntemente emprestadas, permitir o cadastramento de novos usuários", etc). Pelo menos 7 (sete) funcionalidades são esperadas em cada UdD.
Todas as entidades/ relacionamentos redundantes e/ou desnecessários devem ser eliminados.
Deve ser usado o recurso de atributos opcionais e repetitivos sempre que possível como medida para limitar o número de entidades/relacionamentos/especializações. Serão desconsideradas todas as entidades/ relacionamentos cuja única razão de ser seja atingir o número mínimo acima descrito.
O uso de uma ferramenta CASE nesta etapa do trabalho é opcional. Caso seja usada, no caso de existirem limitações notacionais na ferramenta CASE escolhida, os artifícios de modelagem

Relacionados