Descricao e analise de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Indice

1. INTRODUÇÃO 2
1.1. Objectivos 3
1.1.1. Objectivos gerais 3
1.1.2. Objectivos esecificos 3
1.2. Metodologia 3
1.3. Justificativa 3
2. TEORIA DE INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA 4
2.1. Seleccão adversa 4
2.2. Sinalização 6
2.2.1. Sinalização Através da Educação Visando Reduzir a Informação Assimétrica 8
2.3. Filtragem 9
2.4. Risco moral 10
2.5. Incentivos 10
2.5.2.Incentivos regulatórios [Baron (1989,p.1349)] 11
2.5.3. Incentivos regulatórios Sappington (1994) 11
2.5.4. Estrutura de incentivos 12
3. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO 14
4. REFERÊNCIA BIBLIGRÁFICA 16

INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objectivo apresentar a Teoria da Informação Assimétrica, identificando os problemas que podem se seguir em diferentes mercados, devido à diferença de informaçãoexistente entre duas partes relacionadas em uma transação econômica, especialmente no mercado financeiro.
Na teoria econômica de um modo geral é assumido que os Agentes estão cientes de todas as características dos bens e serviços que são adquiridos, ou no caso de ser necessário a ajuda de algum outro Agente para atingir seus próprios objectivos, é possível observar as acções de tal Agente. Contudo,freqüentemente os mercados são marcados pela presença de assimetria de informações, ou seja, é impossível a um indivíduo determinar a qualidade de um bem antes do mesmo ser adquirido ou muito custoso monitorar o comportamento de um Agente.
Segundo Kirmani e Rao (2000) a abordagem da economia da informação é baseada na premissa que diferentes partes de uma transação geralmente têm diferentesquantidades de informação sobre a transação, e esta assimetria de informações tem implicações durante o relacionamento entre as partes. Conforme os autores, o problema de informação é reconhecido como sendo uma importante consideração a ser feita no estudo das trocas de mercado realizado pelas disciplinas de contabilidade, finanças, economia do trabalho e pelo marketing.

Objectivos
Objectivosgerais
* Tem como objectivo geral analizar a forma pela qual a existência de informação imperfeita afecta a alocação de recursos e o sistema de preços.

Objectivos esecificos
* Analizar os tipos de informação assimétrica e os seus problemas.
* Conhecer como os mercados se comportam na informação assimétrica.

Metodologia
A metodologia empregue no presente trabalho foi a pesquisa e confrontoentre diversas ideias colhidas com fim de formular conclusões fundadas.
* Pesquisa bibliográfica;
* Pesquisa documental;
* Pesquisa electronica.

Justificativa
É frequente nos mercados microeconómicos existirem assimetria de informação, casos práticos que refletem a realidade econômica, que dentre um e todos agentes tentam resulucionar o problema, procuram formular soluções aosproblemas causados pela a assimetria de informação. Trata-se, ao fim e ao cabo, de uma possível intervenção do Estado nessas economias, fazenddo a ponte entre as políticas estabelecidas pelo Estado e a informação perfeita e completa entre os agentes. A relativa vulgaridade com esses casos atribuem alguns destaques às tecnicas e políticas, sobretudo às tentativas que o Estado tem feito para regular ainformação assimetrica,este constitui a principal razão que nos motivou para a realização deste trabalho.

TEORIA DE INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA
Há informação assimétrica quando uma das partes na transação conhece ou sabe de uma facto que a outra desconhece. Quando há informação assimétrica, a parte mais informada na transação pode explorar a parte menos informada. Este comportamento oportunista, devidoa informação assimétrica leva a falhas de mercado, destruindo muitas das propriedades desejáveis dos mercados competitivos.
Segundo Stiglitz (2000) o reconhecimento que a informação é imperfeita, que a obtenção de informação pode ser custosa, que as assimetrias de informação são importantes, e que a extensão desta assimetria é afetada pelas ações das firmas e dos indivíduos, teve uma implicação...
tracking img