Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL . A AULA

Sem planejamento é difícil dar conta do recado

DESCALVADO
2010

1. INTRODUÇÃO

A Prática Profissional, entendida aqui como Estágio Supervisionado, tem como principal objetivo proporcionar ao aluno o contato com a realidade na qual atuará. Caracteriza-se como um momento de análise e apreensão do contexto real, sendo um elementoindissociável do conhecimento teórico. É parte integrante do processo de formação inicial e constitui-se como o espaço, por excelência, em que se realiza a união dialética entre a teoria e a prática.
A intenção da pesquisa é proporcionar a nós, alunos de pedagogia, a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados segundo os currículos, programas,calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático e cientifico, destinando à formação de professore para exercer funções de magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.Possibilitar ao estagiário contato direto com situações reais que lhe permitam compreender, cuidar, orientar, avaliar o processo ensino-aprendizagem, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social.
Este trabalho é composto pela caracterização da escola, entrevistas com o Diretor, professores e pais dos alunos, elaboração doPlanejamento de Ensino e pelo Plano de Aula no desempenho de sua prática docente.
A Prática Profissional (Estágio Supervisionado) é considerada como uma atividade de fundamental importância no contexto da formação inicial do professor. Deve ser desenvolvida de forma que os alunos possam vivenciar as diversas situações do contexto escolar.
Através de todos os itens acima expostos, pudemos compor todasas partes do portifólio e adquirir experiências de organização e profissionalização e ser capazes de desenvolver processos de pesquisa de informação.

Planejar e pensar anda junto. Ao começar o dia, o homem pensa e distribui suas atividades no tempo: o que irá fazer como fazer, para que fazer, com o que fazer etc. Nas mais simples e corriqueiras ações humanas, quando o homem pensa de forma aatender suas metas e seus objetivos, ele está planejando, sem necessariamente criar um instrumental técnico que norteie suas ações.
Nessa circunstância, parece estar presente a alienação do homem como sujeito, na medida em que assume a atitude de dominado, fazedor dócil e outras tantas denominações que podem ser impressas no sujeito, quando este se torna objeto nas mãos de outrem. Todavia, o objetivodeste estudo não é discutir tais questões, muito embora elas estejam presentes nas atividades habituais do homem.
O planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, quer seja no nível macro. O processo de planejamento está inserido em vários setores davida social: planejamento urbano, planejamento econômico, planejamento habitacional, planejamento familiar, entre outros. Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

2. DESENVOLVIMENTO
Sem planejamento é difícil dar conta do recado

O papel da escola naconstrução de um país mais justo é fundamental, e ele se concretiza pela ação educativa. Desse modo, o trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo. Assim também, a escola como um todo, a partir das diretrizes...
tracking img