Descrição histórica vitral, catedral de chartres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Vitral 3

Batalha de Roncesvales 4

Os Vascones 5

Bibliografia 6

O Vitral

Na batalha de Roncevaux, Roland incentiva seus guerreiros à luta: “Pelo seu senhorcada um deve sofrer grandes males, suportar os grandes frios e os grandes calores, e deve perder o sangue e a carne. Golpeia cada um com sua lança e eu com Durendal, minha boa espada que o Rei me deu. Seeu aqui morrer, que o futuro possa dizer que ela foi de um nobre vassalo”.

O Arcebispo Turpin, par de Carlos Magno: “Do outro lado está o Arcebispo Turpin. Ele esporeia seu cavalo e sobe umaelevação. Chama os franceses e lhes faz um sermão: ‘Senhores Barões, Carlos nos colocou aqui. Devemos morrer bem por nosso Rei’”.

Quando um sarraceno ofende Carlos Magno, dizendo que não éum bom senhor, Roland lhe retruca, antes de dar-lhe a morte: “Vil pagão, mentiste! Carlos, meu senhor, nos protege sempre”.

Pranto de Carlos Magno ao encontrar Roland, seu predileto, morto nocampo de batalha: “Amigo Roland, Deus te levou... Nunca se viu sobre a Terra um cavaleiro tão lutador. Minha honra está profundamente abatida. Amigo Roland, Deus ponha tua alma nas flores do paraíso,entre os gloriosos! Jamais terei mais o sustento de minha honra: não creio mais ter sobre a Terra um só amigo; se tenho parentes, nenhum é tão bravo ... Quem guiará meus exércitos tão vigorosamente,quando está morto aquele que sempre foi o seu chefe? Ó França, como ficastes deserta! Meu luto é tão carregado, que eu queria não existir mais. Roland, quem te matou devastou a França ... Tenho um lutotão grande pelos cavaleiros que por mim morreram, que desejaria não viver mais”.

O Vitral ilustra Carlos Magno matando alguns pagãos na Batalha de Roncesvales.

Batalha deRoncesvales

A Batalha de Roncesvales foi uma batalha travada em 778 na qual a retaguarda do exército do rei franco Carlos Magno foi dizimada por um ataque de guerreiros vascones. O enfrentamento...
tracking img