Descrição de cargos

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
Modelos de Desenho de Cargos

A partir da década de 60 começam a surgir os novos modelos de desenhos de cargos. Isso a partir de um grupo de cientistas de comportamento e alguns consultores de empresas que passaram a demonstrar que as antigas abordagens de desenho de cargos conduzem a resultados contrários aos objetivos organizacionais.

Modelo Clássico

Foi primariamente utilizado pelosengenheiros pioneiros que iniciaram o movimento da Administração Científica, no início do século XX. A Administração Científica baseava-se no princípio de que somente por meio de métodos científicos se poderia projetar cargos e treinar pessoas para se obter a máxima eficiência possível.

Esse modelo partia de vários pressupostos: o homem era tido como mero apêndice da máquina, um recursosprodutivo. A tecnologia vinha antes e as pessoas depois. Esta tecnologia é que estabelecia base para condicionar o desenho de cargos. O trabalho era dividido e fragmentado em partes fracionadas, para que cada pessoa fizesse apenas uma subtarefa simples e repetitiva.

Além disso, o desenho clássico de cargos repousa na presunção da estabilidade a longo prazo do processo produtivo, isto é, o desenho decargo é definitivo e feito para durar para sempre. Em nenhum momento se cogitava mudanças.

O modelo clássico de desenho de cargos visava projetar cargos dentro de uma lógica, ou seja, segmentar e fragmentar os cargos em tarefas simples, repetitivas e facilmente treináveis. Dentro dessa lógica fria e mecanista, o resultado sempre esperado era de máxima eficiência. Em decorrência disso, os lucrosaumentarão para a organização e, em função dos incentivos salariais, os salários dos trabalhadores serão maiores.

O modelo clássico não localiza nenhum conflito básico entre as pessoas e a organização.

Modelo Contingencial

Esta abordagem, mais complexa, leva em conta duas favoráveis importantes: as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas. Daí ser contingencial, poisdecorre e depende da adequação do desenho de cargo a essas duas variáveis. Neste modelo, convergem três variáveis:

 A estrutura da organização;

 A tarefa; e

 A pessoa que irá desempenhá-la.

No modelo contingencial, as prescrições quanto ao desenho do cargo não são baseadas na presunção de estabilidade e permanência dos objetivos e dos processos organizacionais. Por outro lado, éextremamente dinâmico e baseado na contínua ampliação do cargo através do enriquecimento de tarefas, como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho. Dessa maneira, o desenho de cargos contingencial é mutável em conformidade com o desenvolvimento pessoal do ocupante e com o desenvolvimento tecnológico da tarefa.

O modelo contingencial supõe a utilização dascapacidades de auto-direção e auto-controle das pessoas, e sobretudo, objetivos planejados conjuntamente entre o ocupante e o gerente para tornar o cargo um verdadeiro fator motivacional.

Embora exista uma diversidade nos padrões de satisfação no trabalho, sabe-se que a satisfação é um elemento dentro de uma rede de variáveis inter-relacionadas. Essa rede permite entender como os cargosinfluenciam as pessoas em sua motivação e desempenho.

Por meio de pesquisas foi identificado cinco dimensões essenciais de um cargo e verificou-se que, quanto mais um cargo tiver a característica representada por cada uma dessas dimensões, tanto maior será o seu potencial de satisfação.

Variedade - uso de uma diversidade de equipamentos e procedimentos para tornar o cargo menos repetitivo e menosmonótono.

Autonomia - é o grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para planejar e executar o trabalho.

Significado na Tarefa - é o reconhecimento que o cargo provoca nas pessoas.

Identidade com a tarefa - ocorre à medida que a pessoa executa um trabalho total e abrangente, cujo resultado final é um produto seu, uma realização sua, que lhe dá uma noção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descrição de cargos
  • Descrição de cargos
  • Descrição de cargos
  • descrição de cargo
  • descriçao de cargos
  • DESCRIÇÃO DE CARGO
  • Descrição de Cargos
  • Descrição de Cargos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!