Para onde vai a educação?
Jean Piaget Tradução de Ivette Braga, 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. Palavras-chaves: educação; direito à educação; ensino-aprendizagem; conhecimento escolar.O livro aqui resenhado é obra de Jean Piaget, (1896-1980), que trata de compreender a forma como a criança adquire o conhecimento lógico-matemático. Como pesquisador, seus estudos têm como modelo asáreas da Matemática e da Física. Piaget lecionou nas Universidades de Genebra e de Paris. Este livro exprime o que o autor pensa a respeito do Ensino das Ciências, dos Direitos Humanos, inclusive o dagratuidade do ensino e de uma educação voltada para o pleno desenvolvimento da personalidade humana levando em consideração a diversidade dos povos. A obra, ao longo de suas 80 páginas, está divididaem duas partes, sendo a primeira subdividida em dois tópicos, a segunda em cinco tópicos. Jean Piaget inicia a primeira parte com uma retrospectiva da educação, a fim de mostrar a necessidadeimperativa da transformação no modo de ensinar, a partir do entendimento da forma lógica de aprender dos alunos. Em seguida; ele propõe uma prospectiva na questão de como ensinar ciências, demostrando comoponto crucial as diferenças individuais de aptidão do aluno para determinados saberes, dependendo da adaptação ao tipo de ensino que lhe é oferecido, demonstrando que o fracasso escolar está muito maisligado à rápida passagem que os professores fazem do aspecto qualitativo (lógico) para o quantitativo (numérico). Segundo o autor, a prática do ensino deveria utilizar o método ativo, por meio do quala criança vai reconstruir e reinventar, não somente transmitir informações ao aluno. Para ele, o professor não deve se limitar ao conteúdo específico de sua disciplina, mas deve conhecer como ocorre odesenvolvimento psicológico da inteligência humana. Todo o processo de ensino deve estar alicerçado na experimentação por parte do aluno. Todo o processo de ensino deve estar alicerçado na... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Descrição das atividades desenvolvidas no estágio na educação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descri%C3%A7%C3%A3o-Das-Atividades-Desenvolvidas-No-Est%C3%A1gio/323009.html

MLA

"Descrição das atividades desenvolvidas no estágio na educação" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descri%C3%A7%C3%A3o-Das-Atividades-Desenvolvidas-No-Est%C3%A1gio/323009.html>.

MLA 7

"Descrição das atividades desenvolvidas no estágio na educação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descri%C3%A7%C3%A3o-Das-Atividades-Desenvolvidas-No-Est%C3%A1gio/323009.html>.

CHICAGO

"Descrição das atividades desenvolvidas no estágio na educação." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descri%C3%A7%C3%A3o-Das-Atividades-Desenvolvidas-No-Est%C3%A1gio/323009.html.