Descrição da obra vénus de willendorf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição:
A escultura apresenta uma figura feminina, de seios, barriga e vulva volumosos. Na cabeça, o rosto é coberto por uma espécie de manto, ou pelo cabelo em tranças, não se sabe ao certo.Aparentemente, a figura é talhada em pedra, e colorida em tons ocre. Nota-se, também, que não há uma preocupação em representar a mulher com realismo, mas sim apresenta-la de forma idealizada eestilizada. Pelo fato de ter um tamanho pequeno e não possuir uma base estável, acredita-se que a Vénus era uma espécie de amuleto, usado para atrair fertilidade.

Elementos:
- Seios
- Vulva
- Manto
-Olhos
- Tranças

Glossário:

Seios: Símbolo de proteção de medida. O seio tem relação com o princípio feminino, isto é, com a medida no sentido de limitação. E isso, em oposição ao princípiomasculino que ilimita – o sem-medida. O seio é sobretudo símbolo de maternidade, de suavidade, de segurança, de recursos. Ligado a fecundidade ao leite - o primeiro alimento -, é associado às imagens deintimidade, de oferenda, de dádiva e de refúgio.

Vulva: Designada por eufemismo sob o nome de grande mãe bonita, entre os bambaras, é o símbolo da abertura às riquezas secretas, aos conhecimentosocultos(ZAHB). O símbolo assemelha-se ao da fonte e também ao da goela: Toma e dá, engole a virilidade e rejeita a vida, une os contrários ou, mais exatamente, transmuta-os, donde o mistério de que écarregada a sua atração, diferentemente do sexo masculino, diurno e solar. Ser-forte-não-ser-forte. É outra metáfora usada pelos bambaras para designar o sexo feminino. Eles o comparam a Deus no seguinteditado: Deus é como o sexo da mulher; é o Forte, o Poderoso, é Resistência; mas ao mesmo é Atração e Cobiça, e por fim, Abandono.
Manto: Vestir o manto é sinal da escolha da Sabedoria ( o manto dofilósofo). É também assumir uma dignidade, uma função, um papel, de que a capa ou o manto é emblema. O manto é também, por via de identificação, o símbolo daquele que o veste. Entregar seu manto é...
tracking img