Descrição anatômica de amostras de madeira da família leguminosae comercializadas no município de rio branco com o nome vulgar “angelim”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIVIANN MACIEL DA SILVA

DESCRIÇÃO ANATÔMICA DE AMOSTRAS DE MADEIRA DA FAMÍLIA LEGUMINOSAE COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO COM O NOME VULGAR “ANGELIM”

RIO BRANCO 2009

VIVIANN MACIEL DA SILVA

DESCRIÇÃO ANATÔMICA DE AMOSTRAS DE MADEIRA DA FAMÍLIA LEGUMINOSAE COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO COM NOME VULGAR “ANGELIM”
Monografia apresentada ao curso de Graduação emEngenharia Florestal, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Universidade Federal do Acre, como parte das exigências para a obtenção do título de Engenheira Florestal. Orientadora: Profª. Ma. Keiti R. M. Pereira

RIO BRANCO 2009

À minha família pelo apoio para vencer mais este desafio Dedico

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus e a meus pais, Douglas Pereira da Silva e DausterneyaMaciel, responsáveis pela minha existência. Ao meu futuro esposo Evilásio de Souza Alves Junior pela compreensão em entender a significância deste trabalho para nossas vidas. A minha orientadora, professora Keiti Roseani Mendes Pereira, pelo apoio cientifico, diretrizes e acompanhamento do trabalho em todas as suas fases. A Universidade Federal do Acre, especialmente ao Curso de EngenhariaFlorestal, pela oportunidade. Aos professores do Curso de Engenharia Florestal pelas informações recebidas e conhecimentos adquiridos em suas disciplinas. A Fundação de Tecnologia do Estado do acre por ceder o Laboratório de Tecnologia da Madeira para realização deste trabalho. Aos acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal: Isabele Cristine Passos Craveiro, Thaís de Azevedo e os acadêmicos do curso deQuímica: Priscila Oliveira Machado, Flavia Moreira Teodoro, Daniel Francisco Scalabrini Machado, que me ajudaram na coleta de dados. A todos os proprietários das madeireiras e movelarias visitadas, por ceder o material utilizado neste estudo. Enfim a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que fosse possível a realização do trabalho de pesquisa, a elaboração da monografia e aconclusão deste curso.

“As minhas atitudes determinam a minha altitude” Autor desconhecido

RESUMO

O setor madeireiro no Estado do Acre vem crescendo significativamente. O “angelim” possui grande utilização no mercado moveleiro, estando entre as três espécies que sofrem maior pressão. A identificação botânica incorreta das espécies é um entrave desde o inventário florestal até acomercialização. Na Amazônia o uso de nomes vernaculares causa grandes problemas na identificação de espécies. O “angelim” é uma das espécies que apresenta esse problema, com isso o estudo teve como objetivo principal a identificação macroscópica das madeiras comercializadas no município de Rio Branco - AC pelo nome vulgar “angelim”, assim como, seus caracteres gerais, propriedades físicas e químicas. Para tal,foram coletados resíduos de madeiras de “angelim” em cinco empresas localizadas no Distrito Industrial do município de Rio Branco - AC. Verificou-se o tipo de grã, o desenho, a cor, o brilho, a textura e o cheiro. Na identificação macroscópica observou-se o parênquima axial, os raios e os poros. Foram obtidas a densidade básica, retratibilidade e os teores de extrativos totais. As espécies, como umtodo, apresentaram parênquima aliforme confluente e vasicêntrico confluente, poros com conteúdo e placa de perfuração simples. As amostras de madeira apresentaram densidade alta e coeficiente de anisotropia variando de 1,25 a 2,30. Destacam-se teores de extrativos diferenciados para as amostras das empresas estudadas. As amostras de espécies identificadas como “angelim” podem ser agrupadas porsuas características comuns e diferenciais.

Palavras-chave:

Identificação

macroscópica.

Propriedades

organolépticas.

Propriedades físicas.

ABSTRACT

The timber sector in the State of Acre has grown significantly. The “angelim” has a large utilization in the furniture market, being among the three species that suffer large pression. The incorrect botanical identification...
tracking img