Descreva As Caracter Sticas Do Mundo Da Produ O Fordista

594 palavras 3 páginas
1. Descreva as características do mundo da produção fordista. O que você pensa sobre isto?

Sabe-se que o trabalho na era fordista, que vigorou por quase todo o século XX, caracterizou-se pela exploração intensa do trabalhador. Visto como simples apêndice da máquina, o operário fordista sofria com o trabalho repetitivo, massificado, mal-pago, intenso e embrutecedor, trabalho esse existente enquanto peça fundamental para o aumento do lucro capitalista. Quanto maior a exploração e menor a remuneração maior seria o lucro porque maior é a mais-valia, que é o ganho do capital sobre o trabalho, do trabalho sobre o não-trabalho.
2 Descreva o modelo toyotista.
Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.

3 Comente sobre as inovações e suas consequências emergentes o final do século XX, segundo a web aula.

Outro fator importante foram as inovações nos campos da informática, biotecnologia, robótica, genética, física, química, geografia, entre outros. Essas áreas sofrem mudanças radicais com novos conhecimentos agregados.
No final do século XX os produtos produzidos e ofertados sofrem mudanças até em seu tamanho para facilitar o transporte das indústrias, sendo produzidos os chamados microeletrônicos, que foram envolvidos em uma mudança na política econômica capitalista.

4. Explique as consequências do neoliberalismo, particularmente no Brasil dos anos 80. Comente.

O Neoliberalismo tem como princípios a economia de mercado e a redução do Estado nas funções econômicas e sociais, gerando privatizações e, por conseguinte atingindo as relações de trabalho. O fato é que a dívida externa avolumada pela crise econômica mundial dos anos 80 fortaleceu a ideia de

Relacionados