Desconstruindo a realidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desconstruindo a Realidade

“Não é a colher que se enverga, quem enverga é você...” Essa frase do filme “Matrix”, sugere que a realidade pode apresentar diversas formas., apenas dependendo daperspectiva de quem a observa. Para MC Escher a exemplo de sua obra “ Alto e baixo” a realidade tal qual costumamos observa-la desdobra-se, sugerindo a não linearidade das formas e por que não dotempo , do espaço e da realidade. Podemos inserir neste contexto “A Cidadezinha” onde a realidade ou a ficção que se apresenta como real (“A mente constrói a realidade. Ela a emoldura e a cria...” – ACidadezinha) não é desdobrada, mas substituída. Ou seja a ficção científica vem desconstruir os conceitos pré-estabelecidos de realidade.

A princípio, tomando como base o “Cânon” de Roberto Reis,pode-se dizer que existe uma realidade que é aceita pela maioria e que passa a ser “canonizada como verdade absoluta” por uma determinada sociedade ou grupo de pessoas, porém Reis introduz seu artigocitando uma crônica de Machado de Assis onde este sugere que todos os relógios do mundo não marcam a mesma hora, então como saber qual relógio está correto? Ora, se utilizarmos tal citação comometáfora da nossa realidade descobrimos que o que temos como verdade pode ser apenas uma perspectiva aceita pela maioria. Nossos princípios, noções de certo e errado, visão do mundo, partido político, etc.,seriam ficções a nós apresentadas como verdade absoluta, estaríamos numa Matrix? Neste caso o mundo real seria o outro lado apresentado no filme citado? ou seria apenas uma outra ficção criada poraqueles que almejavam a liberdade? Roberto Reis nos diz que“ ...Temos acesso ao mundo `real` a não ser a partir das representações construídas sobre o mundo, as quais, por sua vez, são versões sobre oseventos..”.

A principal diferença entre o real ou “canonizado” e o ficcional é a forma como estes se apresentam, ao pegarmos um jornal e lermos uma notícia esta se apresenta como verdade...
tracking img