Descolonozação da africa/asia

696 palavras 3 páginas
Ciências

Energia não renovável

Recursos energéticos não-renováveis é o nome atribuído aos recursos naturais que, quando utillizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil.
Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis
As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água.
O petróleo, o carvão e o gás natural provêm da acumulação de matéria orgânica animal e vegetal. O processo de formação dos combustíveis fosseis demora milhões de anos. Isto significa que, uma vez utilizada a energia destes combustíveis, só milhões de anos mais tarde teremos a mesma quantidade igual para utilizar.

Exemplos de fontes de energia renovável

O Sol: energia solar
O vento: energia eólica
Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica
Os mares e oceanos: energia maremotriz
As ondas: energia das ondas
A matéria orgânica: biomassa, biocombustível
O calor da Terra: energia geotérmica[12]
Água salobra: energia azul
O hidrogênio: energia do hidrogênio
Energia da fissão
Energia da fusão
As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

Geografia

As fronteiras da África

Os países europeus, a partir do século XVI, iniciaram a colonização da África, sua exploração comercial e

Relacionados