descolonização afo asiatica

2181 palavras 9 páginas
RESENHA

AUTOR E OBRA: CANÊDO, Leticia Bicalho. A descolonização da Ásia e da África. São Paulo: Atual, 1994.

OBJETIVO DO AUTOR:
Mostrar a expansão do capitalismo, ao criar um mercado mundial onde acarretaria de forma direta ou indireta a dominação. Mostrar as características da colonização tanto as pacíficas como as violentas, sendo que esta não respeitou as tradições dos colonos e a outra fez com que os colonizados continuassem dependendo da metrópole, isso porque em ambas as situações as colônias eram frágeis e tornavam-se presas fáceis para o colonizador. ARGUMENTAÇÃO:

A DESCOLONIZAÇÃO NUMA FOTO EM NEGATIVO A Ásia e a África tornaram-se alvos de disputa entre as nações europeias, estas chegaram como colonizadoras dentro de uma diversidade étnica e cultural complexa e que não foi respeitada. Mas, com o fim da Segunda Guerra mundial as colônias estavam forçando os colonizadores incluir sua entrada nas relações internacionais, isso fez com que os impérios coloniais europeus fossem liquidados surgindo então povos que construíam Nações e Estados, processo este conhecido como descolonização.
No entanto o contato com os europeus serviu para mostrar e diferença entre colonizador e colonizados, estes por sua vez resolveram recuperar a dignidade recorrendo a uma ideologia europeia: o nacionalismo, que se traduziu no desejo de independência.

COLONIZAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO: ÁGUA E VINHO
MISTURADOS
Diante das independências das colônias americanas, assinalando o inicio da primeira “descolonização” a Europa volta-se à África e à Ásia, em busca de matérias- primas já que o capitalismo industrial tinha que se desenvolver. O colonialismo implantado pelas potências industriais impedia que as colônias tivesse uma acumulação interna, transformando estes povos em instrumentos produtores de riqueza. Dessa forma a burguesia levou a expansão Europa, mas acabou causando revolta entre os povos dominados.

PROCESSO DE CONQUISTA E OCUPAÇÃO

Relacionados

  • A nova geopolítica das nações e o lugar da Rússia, China, Índia, Brasil e África do Sul
    13684 palavras | 55 páginas
  • BURKE P
    150756 palavras | 604 páginas