Descolonização afro asiática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Descolonização Afro-Asiática

A DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Denomina-se descolonização o processo, ocorrido, sobretudo nas décadas de 1950-1960, que colocou fim aos impérios coloniais europeus.

1- "Foi em 1968 que os Beatles cantaram a famosa música 'Revolution', fazendo sucesso ao som de um instrumento hindu, a cítara, aliada à guitarra elétrica."
"(...) E exprimia o novo mundo que seimpunha, com ramos americanos, japoneses, africanos e indianos se cruzando, se interpondo no panorama da história contemporânea. A 'mancha branca' que tanto ameaçara os continentes asiático e africano parecia perder a força em contato com a 'sombra' amarela e a preta que, de forma revolucionária, tomava conta da Terra, tentando mudar o mundo
(...)." "Nessa década, trinta nações africanasirromperam no cenário mundial. Só nos doze primeiros meses, conhecidos como o 'Ano da África', dezessete países conseguiram sua independência política
(...)" (Canêdo, Leticia Bicalho. A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA. 8 ed., São Paulo: Atual, 1992, p. 33).
O texto anterior se refere à década de 60 deste século, importantíssima para a descolonização da África. Sabemos, entretanto, que a emergênciado continente africano se dá após 1955, sendo a Região do Magrheb, com exclusão da Argélia, a primeira a se tornar independente, em 1956. Qual a importância da Conferência de Bandung (Indonésia) para o início da descolonização da África?

Mapas extraídos de H. L. Wesseling. Dividir para dominar: a partilha da África, 1880-1914. São Paulo: Revan/Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1998, p. 462-463.(Adaptado).

2- Respondam:
a) A que processo histórico os mapas acima se referem?
b) Quais os interesses dos europeus pela África, nesse período?
c) Caracterize o processo de descolonização da África.

3- Um professor apresentou os mapas a seguir numa aula sobre as implicações da formação das fronteiras no continente africano. Com base na aula e na observação dos mapas acima, os alunos fizeramtrês afirmativas:
I. A brutal diferença entre as fronteiras políticas e as fronteiras étnicas no continente africano aponta para a artificialidade em uma divisão com objetivo de atender apenas aos interesses da maior potência capitalista na época da descolonização.
II. As fronteiras políticas jogaram a África em uma situação de constante tensão ao desprezar a diversidade étnica e cultural,acirrando conflitos entre tribos rivais.
III. As fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo, após os processos de independência, fizeram da África um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conflitos étnicos e religiosos.
É verdadeiro apenas o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) l e ll. e) ll e lll.

Fonte: Demétrio Magnoli. O Mundo Contemporâneo. 2002.Pg.88

4- O mapa acima representa:
a) a criação do Estado Livre de Bangladesh em 1972.
b) o domínio britânico sobre o subcontinente indiano no século XIX.
c) a repartição da Índia após a emancipação política em 1947.
d) o conflito entre os paquistaneses e indianos pelo controle da Caxemira em 1965.

5- Associe as colunas.
1. Subdesenvolvimento
2. Neutralismo
3. Neocolonialismo
4.Apartheid
5. Descolonização
( ) Política defendida na conferência de Bandung (1955) por alguns países afro-asiáticos, ante a oposição entre capitalismo e comunismo.
( ) Estágio em que se encontram países que têm a maioria das atividades econômicas desenvolvida mediante investimentos de capitais estrangeiros e que ostentam grandes desigualdades sociais.
( ) Política que priva os não-brancos de todos osdireitos políticos e civis e da maior parte dos direitos humanos.
( ) Processo histórico que se traduziu na obtenção gradativa da independência das colônias européias situadas na África e Ásia.
A seqüência correta é
a) 1 - 2 - 3 - 4.
b) 2 - 4 - 3 - 5.
c) 1 - 3 - 5 - 4.
d) 5 - 3 - 2 - 1.
e) 2 - 1 - 4 - 5.

6- Reflitam: · "A verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e...
tracking img