Descolinazição da africa e asia

970 palavras 4 páginas
As lutas no Sudeste Asiático
A Indochina, localizada no sudeste da Ásia, encontrava-se desde o século XIX sob o domínio francês. Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses assumiram o controle da região, mas, com o fim do conflito, o quadro mudaria outra vez. Liderados por Ho Chin Min, os comunistas da Liga pela Independência – também conhecida como Vietminh – proclamaram a emancipação do país. A França, no entanto não reconheceu a independência, e em 1946 teve inicio uma luta que se estenderia até 1954, quando os franceses foram vencidos na batalha de Dien Bien Phu.
No mesmo ano, um acordo assinado na Conferencia de Genebra dividiu Indochina em três paises: Vietnã, Laos e Camboja. O Vietnã foi separado em duas partes uma comunista e outra capitalista. Em Genebra também ficou acertado que, dois anos depois, haveria eleições para unificar o país. O acordo não foi cumprido, pois os EUA, com medo da vitória dos comunistas, não permitiram que se realizassem eleições.
Diante da atitude do governo norte-americano, os comunistas do sul – que viviam, portanto, na parte "capitalistas" do Vietnã, sob influencia dos EUA – organizaram frente de libertação nacional, com um exercito de guerrilheiros conhecidos como vietcongue. O objetivo op objetivo era a unificação do país, sob o regime de Hanói. Mas os EUA estavam convencidos de que, se os comunistas tomassem o Vietnã, em seguida controlariam outros paises da região. Para impedir que isso ocorresse, os EUA começaram a enviar cada vez mais ajuda militar ao governo de Saigon.
Alem de ajudar o governo de Saigon, os EUA desde 1964, começaram a realizar bombardeios sistemáticos no Vietnã do norte, de quem os vietcongues recebiam ajuda. Apesar das violências dos ataques, os comunistas resistiram e ganharam um poderoso aliado: a opinião publica mundial, que passou a condenar a participação dos EUA na guerra. A campanha contra a guerra do Vietnã se intensificava entre os próprios norte-americanos, pois o governo era obrigado a

Relacionados