Descobertas Arqueol Gicas Na Am Rica2

289 palavras 2 páginas
Descobertas arqueológicas na América
Artefatos encontrados em sítio arqueológico no Texas (EUA) confirmam suspeitas recentes de que as Américas foram povoadas muito antes do que se pensava.

Cerca de 2,5 mil anos separam o velho do novo “começo” da história do continente.
Artefatos escavados comprovam que povoamento na América começou pelo menos 2,5 mil anos antes do que se pensava. Feitos de sílex, uma variedade do quartzo, são pequenos e apresentam formatos variados. (foto: Michael R. Waters)
Descobertas arqueológicas recentes estão prestes a reescrever um capítulo da pré-história das Américas. Um rico conjunto de artefatos encontrado no Texas foi datado por pesquisadores dos (EUA) como pertencente a um período de 15 mil anos e meio atrás. O achado contraria o modelo corrente, segundo o qual os primeiros grupos humanos a povoarem o continente chegariam aqui há cerca de 13 mil anos.
Esse modelo já vinha sendo colocado em xeque por arqueólogos depois que escavações na América do Norte revelaram artefatos mais antigos que 13 mil anos. Nesses sítios, a quantidade de objetos encontrados era muito pequena para servir de evidência.
Essa descoberta implica no fim do modelo de que a cultura Clóvis teria sido a primeira a chegar aqui
Já no sítio arqueológico do Texas, a história é: os quase 16 mil artefatos escavados comprovam que há 15,5 mil anos houve uma civilização que antecedeu a cultura Clóvis – como é o grupo até hoje, o primeiro a povoar as Américas.
“Essa descoberta implica no fim do modelo de que a cultura Clóvis teria sido a primeira a chegar aqui e na necessidade de desenvolver um novo modelo para o povoamento das Américas”, avalia Michael Waters, do Departamento de Antropologia e Geografia da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Relacionados