Descoberta no dna pode ajudar tratamento do alzheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A atividade cerebral produzida por meio de atividades comuns surpreendentemente danifica o DNA, sugerindo que tais danos podem ser parte fundamental do pensamento, aprendizado e memória, segundo ospesquisadores.

Esse dano geralmente se cura rapidamente, mas as proteínas anormais vistas na doença de Alzheimer podem aumentar esse dano, talvez sobrecarregando a capacidade das células do cérebropara curá-lo. A investigação desses danos no DNA pode ajudar no tratamento de doenças mentais, os cientistas adicionaram.
O estudo
Cientistas analisaram camundongos adultos após serem colocados emnovas e maiores gaiolas, com brinquedos e odores diferentes. Os animais foram autorizados a explorar o novo ambiente por duas horas. Durante a atividade, a equipe mediu os níveis cerebrais de umaproteína conhecida como gama H2AX, que se acumula quando ocorre um particular tipo de dano no DNA conhecido como DSB.
“O DNA vem em forma de duplas fitas, e tem a forma de uma escada torcida”, disseLennart Mucke, neurologista e neurocientista do Instituto Gladstone de Doenças Neurológicas, nos EUA. “Interrupções em uma fita  acontecem muito frequentemente, e quando ocorrem em ambas, há um certo danono cérebro, em situações que acontecem principalmente no contexto de uma doença.”
Inesperadamente, os pesquisadores descobriram que tais interrupções também aconteceram nos neurônios de camundongosperfeitamente saudáveis, com até seis vezes mais rupturas duplas no DNA do que os ratos que permaneceram em suas pequenas e antigas gaiolas.
Em suma, descobriu-se que o DSB é parte da atividade normalde um cérebro saudável. Além disso, eles constataram que a acumulação e reparação das DSBs está relacionada com o aprendizado.
Mistério das interrupções do DNA
Ainda não se sabe porque a atividadecerebral provoca essas rupturas duplas no DNA, mas os pesquisadores suspeitam que a atividade genética está intimamente relacionada com a atividade mental.
Muitas das quebras foram reparadas em até...
tracking img