Descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e Obra de René Descartes

René Descartes, ou em latino, Renato Cartesius. Nasceu em La Haye, França em 1596, fazia parte de uma família aristocrata, era órfão de mãe e estudou em uma escolajesuíta (La Fleche). Formou-se em Direito, mas não exerceu e acabou por se alistar como voluntario militar no exercito de Mauricio de Nassau na Guerra dos 30 anos. Morou na Holanda por um temposignificativo e faleceu em Estocolmo onde era professor da Rainha Christine da Suécia em 1650, pouco antes de completar 54 anos.
“Será que todas as coisas que já penetraram em minha mente não são maisverdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos? Ou talvez, toda minha vida seja algum tipo de sonho, incluindo a crença de que tenho um corpo? Será que há um gênio maligno tentando me enganar de que oque penso ser realidade é ilusão? Poderia me levar a crer que pensar é não existir?”
Na década do séc. XVII essas e centenas de outras perguntas faziam parte do método investigativo e do cotidianode tal filosofo francês, chamado René Descartes
Descartes foi muito influenciado pelas idéias de Galileu e pela amizade com o físico e matemático Holandês, Isaac Beeckman. Tomou do amigo oraciocínio simples e fácil que os geômetras empregam para chegar as suas mais difíceis demonstrações. E por ai saiu em busca de um novo sistema de conhecimento, um método único.
“Penso, logo existo”, disseele. E com um exercício da subjetividade e confiança plena na razão Descartes revolucionou o pensamento filosófico e cientifico que até então era subordinado a autoridades religiosas, a escolástica eaos lideres políticos (ditos escolhidos por Deus). Era contra as disputas religiosas que, convenhamos, reinavam na Europa, o filosofo ofereceu a razão. O subjetivismo de Descartes valorizou o sujeitocientifico guiou a caminhos objetivos para o rigor igualitariamente intelectual. Esse filósofo proporcionou a todos o caminho da verdade, sendo sua tese mais importante a de propor que cada um...
tracking img