Trabalho de Filosofia.
Falando de filosofia moderna, Descartes aparece como um grande expoente do pensamento. Além de seu discurso sobre a crítica e a ciência, o que é mais estudando sobre ele é a dúvida. Até onde vai a dúvida? Para Descartes, a dúvida é inesgotável, nunca se deve parar de duvidar. Na sua filosofia pessoal, ele nunca parou de duvidar, e sempre duvidou de tudo. Apenas não duvidou do fato de duvidar. Sendo assim, foi definido com ser pensante.

Ao ser definido com ser pensante, afirma a si como existente enquanto pensa, ou seja, afirma-se a si próprio. Descartes também quer reconstituir os saberes, encontrou um Ponto Fixo sob o qual pode assentar outros pensamentos sólidos. A dúvida permite realizar um pensamento crítico, já que, ele não afirma nada que não tenha nenhum tipo de demonstração racional.

Afirma também que o limite da dúvida é a descoberta do pensamento, não uma certeza, diga-se de passagem. Ao evoluir a dúvida, evolui-se o pensamento. Aoduvidar, está se evoluindo o pensamento, e ao pensar geram-se dúvidas. Para Descartes, não se deve permanecer paralisado na dúvida, pois isso seria uma paralisação de pensamento. Se enfraquecermos o conhecimento, estaremos também, enfraquecendo a dúvida. As duas estão interligadas, pois a dúvida surge com o pensamento e o pensamento leva a dúvida.

A dúvida cética para Descartes, sendo aquela que se põe como uma atitude permanente existiria somente se ocorresse uma paralisação da própria dúvida e do próprio questionamento. Para que essa permanência ocorresse de fato, seria necessário que a própria dúvida não se voltasse contra nós mesmos e não fizesse com que novas dúvidas surgissem.





Já ao continuarmos duvidando do nosso próprio pensamento, a própria dúvida levará ao seu desvendamento. Ao duvidarmos, vemos também que estamos em pleno exercício do pensamento, já que, a dúvida em algum momento pode chegar a um ponto-limite.

Se existe a dúvida, quer dizer [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Descartes e suas idéias. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descartes-e-Suas-Id%C3%A9ias/625782.html

MLA

"Descartes e suas idéias" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descartes-e-Suas-Id%C3%A9ias/625782.html>.

MLA 7

"Descartes e suas idéias." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descartes-e-Suas-Id%C3%A9ias/625782.html>.

CHICAGO

"Descartes e suas idéias." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descartes-e-Suas-Id%C3%A9ias/625782.html.