Descarte e manuseio de material de laboratório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Descarte e Manuseio de Material de Laboratório

O descarte e manuseio dos produtos químicos são os itens que mais exigem cuidados e precaução, pois, num laboratório, é manipulada e descartada umagrande variedade de substâncias químicas, com as mais diferentes propriedades físicas e químicas. Surge então, a necessidade da adoção de uma sistemática que proporcione condições para minimizar osriscos. Para isto deve-se conhecer a interação entre os produtos químicos, seus comportamentos em diferentes condições (temperatura, umidade, incidência direta de luz solar), e sua toxicidade.
Quando aspropriedades físicas e químicas dos são ignoradas, os riscos podem aumentar de tal forma que acidentes como explosões, emissões de gases tóxicos, incêndios, tornam-se inevitáveis.
Quando setrabalha com substâncias voláteis (baixa temperatura de vaporização) ou com reações que desprendam produtos gasosos, faz-se necessário o uso de uma capela de
exaustão. Esta é um artefato que impede que osvapores de qualquer substância espalhem-se pelo laboratório, pois quando se trabalha em seu interior, estes são sugados por um exaustor localizado na parte superior da capela. Quanto ao risco queapresentam os reagentes mais comuns, encontrados em escolas de 1o e 2o graus, podem ser classificados em quatro grupos:
INFLAMÁVEIS: São substâncias que facilmente entram em combustão (“pegam fogo”), epor isso podem facilmente propagar ou provocar incêndios. Como exemplos mais comuns podem ser citados o metanol, o etanol, a acetona, e o éter. Devem ser mantidas longe de bicos de gás acesos, chispase outras fontes de alta temperatura.
CORROSIVOS: Estes produtos são classificados segundo a intensidade da destruição de pele intacta e sadia provocada em um tempo determinado. Em geral, estesprodutos atacam o recipiente que os contém. Alguns são voláteis e reagem violentamente com a umidade do meio. Deve-se evitar o contato com os olhos, pele e roupa. Os recipientes que contém estes produtos...
tracking img